Página inicial > SEMA > Notícias > Etapa regional de conferência elege 12 representantes
Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2013, 22h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h59 | Acessos: 913 | Categoria: Notícias
CNMA.JPG_EDITADA

Doze pessoas foram eleitas nesta quinta-feira (18.07) e irão representar os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) na etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

A eleição dos delegados e suplentes aconteceu ao final da etapa regional da conferência, realizada nesta quarta e quinta-feira, em Lucas do Rio Verde.

No segundo dia do evento, os participantes elaboraram e aprovaram  proposições que serão apresentadas na etapa estadual da Conferência de Meio Ambiente. São elas: disponibilizar recursos financeiros federais e estaduais, através dos consórcios, para implantação e estruturação dos órgãos públicos municipais em ações de saneamento básico; viabilizar a estruturação dos órgãos públicos municipais para descentralização do licenciamento ambiental, como forma de intensificar a fiscalização e monitoramento; promover, por meio de incentivos fiscais e financiamento, a criação e ampliação de empresas recicladoras e sua interiorização; criar fundos de crédito federal para elaboração e execução de projetos na recuperação de lixões; facilitar a aquisição de máquinas e equipamentos para operacionalização da reciclagem pelas cooperativas e associações com recursos do governo federal e linhas de crédito; viabilizar trabalho de catadores na organização de cooperativas ou associações e capacitá-los; criar um programa macro de educação ambiental, incentivando e capacitando todos os segmentos da sociedade e realizar ações sensibilizadoras nas comunidades locais para que os cidadãos possam aprender e praticar o ato de reciclar.

As proposições serão apresentadas na etapa estadual que acontece de 11 a 13 de setembro, em Cuiabá. Na data serão eleitos os delegados para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília. A secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Bertinatto Copetti, destacou que, “mais do que discutir e propor projetos, as conferências objetivam debates sobre mudanças de comportamento, maior engajamento e comprometimento por parte da população no que diz respeito ao consumo e o acompanhamento da eficiência na gestão dos resíduos nos municípios”.

CONFERÊNCIA - O tema que está sendo discutido em todo o Brasil, nas estapas preparatórias - municipais, regionais e estaduais-, é a gestão compartilhada dos resíduos sólidos. Os debates são realizados tendo como eixos a  produção e consumo sustentáveis; impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; e educação ambiental. Em Lucas do Rio Verde, participaram das discussões mais de 150 pessoas dos 14 municípios que formam o Cidesa.

No primeiro dia de evento, os participantes discutiram questões ligadas a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, principalmente em relação ao cumprimento da lei da logística reversa, que determina aos fabricantes, revendedores e comerciantes a responsabilidade no descarte final dos resíduos.

Os delegados e suplentes eleitos em Lucas do Rio Verde são:

Setor Sociedade Civil
Edjerson Cardoso Da Silva
Joarez Da Silva Ramos
Osmar Isoton
Jhony Reus Scholz
Decleison Mendes Fonseca

Setor Público
Luciane Bertinatto Copetti
Rosimari Cristina Ferri
1º Suplente – Felipe Rafael F. Lameira
2º Suplente – Valdemir José Datto