Representantes dos municípios integrados ao polo de Porto dos Gaúchos participam nos dias 24 e 25 deste mês da etapa regional, preparatória para a 3ª Conferência Estadual e 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que serão realizadas, respectivamente em Cuiabá, no mês de setembro e em Brasília, no mês de outubro.
O polo de Porto dos Gaúchos, a 663 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado, reúne os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Brasnorte, Carlinda, Itanhangá, Juara, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta e Tabaporã.
Além de representantes do poder público, nas áreas de meio ambiente, saúde, educação e outras, estão sendo convidados a participar do evento, representantes de Associações de Bairros; de Conselhos de Meio Ambiente, Saúde e Ação Social, do setor privado e ONG’s.
A iniciativa do evento é da Prefeitura de Porto dos Gaúchos em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e tem por objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O secretário adjunto de Mudanças Climáticas da Sema, Wilson Taques, destacou que a escolha do tema Resíduos Sólidos como foco da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente – CNMA, é oportuna e a discussão dos eixos temáticos, fundamental para a implementação da PNRS. As conferências, em todas as suas etapas, estará discutindo os temas: produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental.
“A mobilização de todo o conjunto da sociedade é fundamental. A sociedade civil possui um papel crucial na gestão dos resíduos sólidos, junto com o poder público, nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal”, destacou.
A programação completa das etapas regionais assim como informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br.
Para saber mais sobre a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente consulte também o site, www.conferenciameioambiente.gov.br.