Página inicial > SEMA > Notícias > Etapa regional começa por Lucas do Rio Verde
Publicado: Terça, 16 de Julho de 2013, 21h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h59 | Acessos: 393 | Categoria: Notícias
CNMA.JPG_EDITADA

Lucas do Rio Verde realiza nesta quarta e quinta-feira (17 e 18 de julho) a Etapa Regional da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Em todo o estado serão realizadas 10 conferências regionais, antes da Conferência Estadual, marcada para os dias 11,12 e 13 de setembro (Portaria 227, de 30 de abril de 2013, publicada no mesmo dia, no Diário Oficial do Estado, nº 26035).

Todas as etapas são preparatórias para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Com o tema, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as discussões estarão focadas em quatro eixos prioritários: a produção e o consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

No polo de Lucas do Rio Verde estarão participando representantes de 14 (quatorze) municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires (Cidesa).

Em Mato Grosso além de discutir os eixos definidos dentro da temática da Política Nacional de Resíduos Sólidos, outro tema que será abordado é a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Segundo o secretário adjunto de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Wilson Taques “a ideia é garantir que os municípios já contemplados com recursos se mobilizem para elaborar seus planos e aqueles que não foram contemplados possam se organizar para essa tarefa”.

A Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como meta promover uma grande mobilização nacional com a participação de municípios e estados, visando a qualidade de vida para as cidades.

Além de representantes do poder público, nas áreas de meio ambiente, saúde, educação e outras, estão sendo convidados a participar do evento, representantes de Associação de Bairros; de Conselhos de Meio Ambiente, Saúde, Ação Social, do setor privado e ONG’s.

A iniciativa do evento é da Prefeitura de Lucas do Rio Verde juntamente com a Sema, e Cidesa. A Conferência será realizada no Auditório da Faculdade La Salle.

A programação completa das etapas regionais assim como informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br.

Para saber mais sobre a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente consulte também o site, www.conferenciameioambiente.gov.br.