Página inicial > SEMA > Notícias > Comissão organizadora aprova datas das etapas regionais
Publicado: Terça, 02 de Julho de 2013, 21h18 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h01 | Acessos: 583 | Categoria: Notícias
Assessoria/Sema-MTCOMISSO_ORGANIZADORA_1.JPG_EDITADA
Secretário adjunto, Wilson Taques destaca importância da participação da sociedade

Mato Grosso irá realizar 10 (dez) conferências regionais, preparatórias para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em Cuiabá, de 11 a 13 de setembro.

A etapa regional será realizada no período entre 17 e 31 de julho, data definida durante a primeira reunião da Comissão Organizadora, realizada na tarde desta segunda-feira (01.07), no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Durante a reunião, o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Gambogi Pinheiro Taques falou sobre a realização do evento e suas etapas - municipais, regionais e estadual -, e do desafio proposto, contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da participação dos vários segmentos sociais na discussão dos eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental

“A escolha do tema Resíduos Sólidos como foco da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e de suas etapas nos municípios e estados, vai propiciar a difusão das informações para a sociedade e contribuir para que possamos reverter os possíveis entraves na implementação da gestão dos resíduos, mostrando que eles podem se tornar um bem econômico e de valor social”, destacou o secretário adjunto.

Wilson Taques ressaltou a importância da participação de todos os segmentos sociais nas discussões que serão realizadas nos municípios, nos polos e, na Conferência Estadual, para a definição das propostas e delegados que irão representar o estado na Conferência Nacional.

Tanto nas etapas municipais (para aqueles municípios que optarem pela sua realização) como nas etapas regionais serão definidas até 20 ações prioritárias (em cada uma das etapas), sendo cinco por eixo temático, que serão levadas para a Conferência Estadual. Nessa etapa, de todas as propostas apresentadas, serão definidas as 20 propostas do estado e também os delegados que irão para a Conferência Nacional, em Brasília, de 24 a 27 de outubro.

O resultado da Conferência Nacional será um documento final com 60 ações prioritárias, sendo até 15 por eixo temático, e a Carta de Responsabilidades Compartilhadas.

Para orientar municípios e polos na realização das conferências, a Sema disponibilizou no seu portal, www.sema.mt.gov.br, textos orientadores. Outras informações também podem ser obtidas no endereço www. www.conferenciameioambiente.gov.br.

Os polos onde serão realizadas as Conferências Regionais no estado são Campo Verde (30 e 31.07); Cuiabá (30 e 31 de julho), Cáceres (24 e 25.07), Pontes e Lacerda (24 e 25.07), Juruena (17 e 18.07), Colíder (17 e 18.07), Lucas do Rio Verde (17 e 18.07), Porto dos Gaúchos (24 e 25.07), Tangará da Serra (24 e 25.07) e Canarana (17 e 18.07).