Página inicial > SEMA > Notícias > Mutirão e show regional marcam Dia do Rio Araguaia
Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2013, 14h59 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h01 | Acessos: 461 | Categoria: Notícias
ArquivoRio_Araguaia_Barra_do_Garas.jpg_EDITADA
Rio Araguaia em Barra do Garças (MT)

O Dia do Rio Araguaia vai ser comemorado em Mato Grosso neste domingo (30). A programação conta com ‘barqueata’ e arrastão de limpeza nas barrancas, além de distribuição de sacolas de lixo aos turistas. A ação foi idealizada pela Unidade Desconcentrada (DUD) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Barra do Garças, em parceria com o empresariado local, entidades civis e Prefeitura.

Segundo o diretor da DUD de Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira, o objetivo é estimular a adoção de atitudes cotidianas positivas em favor do rio Araguaia por parte das instituições públicas e privadas, e dos cidadãos. “Nosso objetivo é integrar a todos em ações sustentáveis e equilibradas ecologicamente e que tragam a preservação e manutenção do rio, dando mais qualidade de vida para a população”.

O Rio Araguaia é o principal curso d'água do Cerrado brasileiro. Ele nasce nas cercanias do Parque Nacional das Emas e desagua no Rio Tocantins. Com 2.110 quilômetros de extensão, marca as divisas dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Por ser um rio de planície, o Araguaia possui amplas superfícies inundáveis que, em função do alagamento sazonal, apresentam solos férteis. Suas lagoas e canais são berçários da fauna, onde os peixes e outros animais se reproduzem.

É no Araguaia que está localizada a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, e um sítio de proteção das áreas úmidas, além de ser território indígena. Durante a estação seca, entre abril e setembro, formam-se praias de areias brancas, que são seu principal cartão-postal do rio. Outra atração é a variedade de espécies e volume de peixes.

Informação

A Lei nº 9.901, de 11 abril deste ano, que institui o dia do rio Araguaia (30 de junho), foi publicada no Diário Oficial nº 26022.