O Dia do Rio Araguaia vai ser comemorado em Mato Grosso neste domingo (30). A programação conta com ‘barqueata’ e arrastão de limpeza nas barrancas, além de distribuição de sacolas de lixo aos turistas. A ação foi idealizada pela Unidade Desconcentrada (DUD) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Barra do Garças, em parceria com o empresariado local, entidades civis e Prefeitura.
Segundo o diretor da DUD de Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira, o objetivo é estimular a adoção de atitudes cotidianas positivas em favor do rio Araguaia por parte das instituições públicas e privadas, e dos cidadãos. “Nosso objetivo é integrar a todos em ações sustentáveis e equilibradas ecologicamente e que tragam a preservação e manutenção do rio, dando mais qualidade de vida para a população”.
O Rio Araguaia é o principal curso d'água do Cerrado brasileiro. Ele nasce nas cercanias do Parque Nacional das Emas e desagua no Rio Tocantins. Com 2.110 quilômetros de extensão, marca as divisas dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
Por ser um rio de planície, o Araguaia possui amplas superfícies inundáveis que, em função do alagamento sazonal, apresentam solos férteis. Suas lagoas e canais são berçários da fauna, onde os peixes e outros animais se reproduzem.
É no Araguaia que está localizada a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, e um sítio de proteção das áreas úmidas, além de ser território indígena. Durante a estação seca, entre abril e setembro, formam-se praias de areias brancas, que são seu principal cartão-postal do rio. Outra atração é a variedade de espécies e volume de peixes.
Informação
A Lei nº 9.901, de 11 abril deste ano, que institui o dia do rio Araguaia (30 de junho), foi publicada no Diário Oficial nº 26022.