O aproveitamento de água por meio de cisterna é um dos temas abordados na manhã desta quinta-feira (06.06), na 9ª Semana do Meio Ambiente. O projeto piloto que prevê o uso da chuva na agricultura familiar foi desenvolvido na região da Baixada Cuiabana e vai ser apresentado pelo representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Samir Curi.
O painel conta com a participação de Jarbas de Lima Carvalho, da Reuse Hidro Reciclagem, que vai apresentar um equipamento alternativo para o gerenciamento de efluentes líquidos, destinado ao reuso de água. O professor Rafael Pedrollo de Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vai mostrar a experiência com o reuso de água doméstica. Ainda pela manhã, Mario Fukii, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), fala sobre a logística reversa de embalagens de agrotóxicos.
Durante todos os dias do evento, os participantes e estudantes podem visitar as exposições e o “pulmão inflável” da campanha “Mato Grosso sem fumaça”. Dentro dos 220 metros quadrados que formam o pulmão gigante, são exibidos vídeo, mesas interativas, exposições, fotos e equipamentos que permitem visualizar a ocorrência de queimadas em todo o país em tempo real. O pulmão tem um mini auditório com capacidade para 60 pessoas e mais três salas para 20 participantes, cada uma.
As visitas são acompanhadas por técnicos e profissionais da área que fazem a explanação dos temas. Na área externa, o Corpo de Bombeiros realiza simulações de treinamento. A expectativa dos organizadores é de que cerca de três mil alunos das escolas públicas municipais visitem o evento.
Outras informações e a programação completa da 9ª Semana do Meio Ambiente estão no site da Sema, www.sema.mt.gov.br.