Página inicial > SEMA > Notícias > Painel debate aproveitamento de água e ações da Sema
Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 13h30 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h02 | Acessos: 509 | Categoria: Notícias
Ednilson Aguiar/Secom-MTabertura_semana_do_meio_ambiente_2013_EDITADA
Secretário José Lacerda e autoridades abrem a 9ª Semana do Meio Ambiente

As experiências positivas com aproveitamento da água e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente são os temas abordados nesta quinta-feira (06.06), durante a 9ª Semana do Meio Ambiente.

Ontem durante a abertura do evento, o secretário de Estado, José Lacerda, destacou a educação ambiental e a participação da sociedade, junto com o poder público, na gestão ambiental. “A população tem que participar, fazendo a sua parte, evitando todos os tipos de atividades ilegais que prejudiquem o meio ambiente”.

José Lacerda lembrou também dos resultados positivos na redução do desmatamento. Mato Grosso, no período de 2004 a 2012, reduziu 93% do desmatamento e mantém em seu território, 60,8% de florestas intactas.

O secretário falou ainda da campanha de combate aos incêndios florestais e queimadas, que será lançada nesta sexta-feira (07.06), às 09:00 horas, na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) e reforçou o objetivo do evento. “A Semana do Meio Ambiente é um exercício da cidadania. Nós temos um grande desafio que poderá ser superado com as parcerias”, afirmou Lacerda.

Na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, cerca de 400 pessoas entre estudantes, autoridades, servidores públicos estaduais e municipais estiveram presentes na sede das Promotorias de Justiça da Capital, onde estão sendo desenvolvidas várias atividades além das palestras e mesas redondas. Este ano, a Semana do Meio Ambiente tem como tema a água – “De gota em gota podemos salvar o planeta”.

Dentro da programação que vai até amanha, três mil alunos de escolas públicas poderão visitar o “pulmão inflável” da campanha “Mato Grosso sem fumaça” e exposições de fotografia, artesanato e dos projetos Verde Rio e de Educação Ambiental da Polícia Militar. Todos que participarem da Semana do Meio Ambiente ganharão mudas de arvores nativas e frutíferas.

Confira a programação completa da 9ª Semana do Meio Ambiente no site da Sema, www.sema.mt.gov.br.