Página inicial > SEMA > Notícias > Homem e o uso da água abrem discussões da Semana do Meio Ambiente
Publicado: Terça, 04 de Junho de 2013, 23h03 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h02 | Acessos: 534 | Categoria: Notícias
Arquivorio_cuiab_edson_rodrigues_secopa_editada
O rio e os conhecimentos gerados são tema de palestra na Semana do Meio Ambiente

“Água: uma abordagem filosófica” é o tema da palestra magna que abre nesta quarta-feira (05.06), às 8 horas, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), a 9ª Semana do Meio Ambiente.

A palestra será ministrada pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), MSC. Josita Correto da Rocha Priante.

Gestora em Tecnologia Social na Incubadora da UFMT, no Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) e secretária do pré-comitê da Bacia Hidrográfica Margem Esquerda do Rio Cuiabá, a professora Josita explica que fazer uma abordagem filosófica da água significa refletir em torno do conhecimento ocidental e suas implicações no meio ambiente.

“A filosofia ocidental surge no contexto das primeiras indagações sobre a origem e fundamento do universo, que coincidem com o elemento água. Nesse sentido abordar o tema com um olhar filosófico é indagar sobre a água, é perguntar: quem sou eu? Uma resposta a esta pergunta corresponde a uma experiência de reuso de água. É a minha gota para salvar o Planeta”, disse ela.

No período da tarde, às 13h30 será realizada uma mesa redonda com o tema Saneamento e Distribuição de Água em Cuiabá. Participam da discussão o promotor de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá, Carlos Eduardo Silva; Sandro Moyses da Companhia de Águas do Brasil (CAB Cuiabá) e, Karla Lavratti, da Agencia Municipal de Água e Esgoto (Amaes).

Também durante a tarde acontece as palestras “Dez anos de fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos no Estado de Mato Grosso” e às 15h30, “Dicas para uma boa fotografia”.

As palestras, mesas redondas, exposições da 9 ª Semana do Meio Ambiente serão realizadas no Ministério Público Estadual (MPE), sede das Promotorias de Justiça da Capítal, no Centro Político e Administrativo.

A iniciativa do evento é do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura de Cuiabá.

Confira a programação completa e outras informações no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br