Página inicial > SEMA > Notícias > Painéis vão mostrar experiências com reuso da água
Publicado: Terça, 28 de Maio de 2013, 22h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h02 | Acessos: 604 | Categoria: Notícias
ReproduçãoGOTA_DGUA.jpg_EDITADA
"De gota em gota...", Semana do Meio Ambiente discute reuso da água

Dois painéis abordando experiências com êxito e trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT) com o tema água fazem parte da programação da 9ª Semana do Meio Ambiente, de 05 a 07 de junho, no Ministério Público Estadual (MPE).

A iniciativa comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, 05 de maio. Os painéis vão reunir técnicos do governo, de empresas, professores, estudantes e a comunidade geral no dia 06 de junho, nos períodos da manha e a tarde.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane de Fátima Favaretto, explicou que a cada ano o órgão ambiental redesenha e aprimora a metodologia adotada para o evento, em razão do tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotado pelos técnicos que pensam e atuam com educação ambiental. “A Semana do Meio Ambiente está sendo organizada em torno de atividades diversas, e ainda produções e publicações científicas da área técnica, buscando proporcionar à sociedade uma visão geral dos projetos relacionados aos recursos hídricos”, destacou Eliane.

Ao todo serão realizadas cinco palestras, uma mesa redonda, exposições de projetos, mostras de fotografias, artesanatos e materiais de reaproveitamento, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, mais uma extensa programação.

No painel que irá mostrar experiências positivas com o reaproveitamento da água, os participantes poderão conhecer o Projeto Piloto de Cisterna com aproveitamento da água da chuva para a Agricultura Familiar, que é desenvolvido na Região da Baixada Cuiabana pelo Incra. Das 8h às 10h15 o painel apresenta um equipamento alternativo para o gerenciamento de afluentes líquidos destinado ao reuso de água (Reuse Hidro Reciclagem) e o reuso de água domestica (UFMT).

No segundo painel, das 14h às 16h30, técnicos da Sema vão mostrar trabalhos nas áreas de Educação Ambiental, Comitês de Bacias Hidrográficas, Qualidade da água das Bacias de Mato Grosso e a importância das áreas alagáveis para os ninhais do Pantanal, das 14h às 16h30.

A 9ª Semana do Meio Ambiente é uma realização do Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual.

Inscrições e demais informações no portal da Sema www.sema.mt.gov.br