Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário vai discutir soluções integradas para o Pantanal
Publicado: Terça, 09 de Abril de 2013, 23h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h04 | Acessos: 616 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro-Secom/MTPantanal__Porto_Conceio_-_Rio_Paraguai_Marcos_Vergueiro-Secom-MT0.jpg_editada
Seminário discute ações integradas para o Pantanal

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema/MT), Luiz Henrique Noquelli, e técnicos do órgão participam nesta quarta e quinta-feira (10 e 11.04), na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, do Seminário em defesa das cabeceiras do Pantanal.

No evento, representantes dos governos municipais e estadual, pesquisadores, organizações da sociedade civil e usuários de recursos hídricos dos setores da agropecuária, energia e indústria irão discutir ações de apoio à criação de um pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal por meio da implementação de políticas públicas positivas e integradoras, que garantam a harmonia social, econômica e ambiental neste importante patrimônio natural.

Na região se concentram as nascentes dos principais rios que abastecem o Pantanal como o rio Paraguai e seus afluentes, formando a chamada “caixa d’água” (do pantanal), no planalto da bacia hidrográfica.

Na programação do encontro estão previstas a apresentação de estudos técnicos e diagnósticos ambientais realizados na região, além de projetos e programas voltados para a redução de impactos, gestão de recursos hídricos e recuperação de nascentes e, apresentações de experiências de mobilização locais e de outros estados, a exemplo dos comitês de bacias hidrográficas e do trabalho de recuperação de áreas degradadas no município de Reserva do Cabaçal (MT). A programação inclui ainda trabalhos em grupo para o planejamento das ações e intervenções visando à construção do pacto.

Durante o seminário, o superintendente Luiz Henrique Noquelli falará sobre as atividades desenvolvidas pela Sema na Bacia do Alto Paraguai. A gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas, Leonice de Souza Lotufo, e o analista ambiental da Superintendência de Biodiversidade, Marcos Ferramosca, também participam do evento.

Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas no portal do WWF Brasil, www.wwf.org.br e a programação completa está disponível no link Eventos/do portal da Sema.