Página inicial > SEMA > Notícias > Fórum cria comissões e discute temas ligados ao lixo e cidadania
Publicado: Quinta, 07 de Março de 2013, 20h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h06 | Acessos: 877 | Categoria: Notícias
lixo_garrafa_e_lata.jpg_editada

O Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania” realiza nesta sexta-feira (08.03), das 14h às 17h, no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), sua 2ª Reunião Ordinária de 2013.

Durante a reunião será discutida a estruturação das comissões temáticas que irão desenvolver estudos e acompanhar temas ligados à questão do lixo e cidadania.

Também será discutida a atuação dos consórcios municipais no gerenciamento dos resíduos sólidos. A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz, irá mediar as discussões.

Na última reunião do Fórum, representantes de três consórcios municipais da Região Norte do Estado acompanhara a reunião e se comprometeram a participar a fim de levar as discussões para o interior do estado. A ideia, segundo Terezinha Rodrigues, representante da Sema no Fórum, é estender a atuação da entidade para todo o Estado.

FÓRUM - O Fórum Mato-Grossensse “Lixo e Cidadania” é um espaço de discussão, proposição, sensibilização e assessoria para a gestão de resíduos sólidos  nos municípios, com base nos princípios do Programa Nacional Lixo e Cidadania.

Participam do Fórum representantes de todos os segmentos da sociedade envolvidos com a gestão dos resíduos.

Entre os objetivos do Fórum estão a erradicação dos lixões e reabilitação dessas áreas; promover a redução, reutilização e reciclagem de resíduos; estimular a implantação de programas de coletas seletivas nos municípios; promover a reinserção social dos catadores, pela melhoria das condições de trabalho e renda; contribuir para a erradicação do trabalho infanto-juvenil nos lixões, entre outros.

2ª Reunião Ordinária do Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”

Data: 08.03

Horario: 14 às 17 horas

Local: Auditório Pantanal, da Sema

Informações: (65)  3613-7302

Pauta da Reunião:

1.  Esclarecimentos sobre a composição do Fórum.

2.  Apresentação da ata da reunião de fevereiro.

3.  Formação das comissões temáticas.

4.  Apresentação e discussões sobre os consórcios para gerenciamento dos resíduos sólidos - coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz.

5.  Apresentação dos atuais andamentos do projeto SENAES.

6.  Definição da reunião do mês de abril e outros eventos do F órum.

Saiba mais sobre o Fórum Mato-grossense "Lixo e Cidadania".