Página inicial > SEMA > Notícias > Artigo: Demandas de Consórcio Intermunicipal são apresentadas em encontro 2
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2013, 20h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h06 | Acessos: 102 | Categoria: Notícias
Assessoriacidesa_consorcio_municipal_Assessoria.jpg_editada
Gestores municipais participam de reunião em Cuiabá

A primeira reunião de 2013 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), que engloba 13 municípios do Norte do Estado, recebeu na manhã desta quinta-feira (21) o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá.

Acompanhado dos secretários-adjuntos Juarez Fiel e Renaldo Loffi, Meraldo Sá informou ao grupo de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente, que a Sedraf se dispõe a atender as principais necessidades do Consórcio. Atualmente o pleito do Cidesa são cursos, visitas técnicas nas pequenas propriedades, pesquisa nas áreas da agricultura familiar, regularização fundiária e crédito fundiário. “Hoje a Sedraf está alinhada com as outras três secretarias vinculadas a ela. A Empaer, Intermat e o Indea estão caminhando com a Sedraf na solução dos problemas levantados pelo Consórcio”, discursou Meraldo.

O encontro levou à debate os problemas enfrentados pelos integrantes do Consórcio. Entre as dificuldades de 11 dos 13 municípios está o de obter em tempo hábil a licença de impacto ambiental. “Nossa sugestão é que o Consórcio crie uma equipe multidisciplinar formada por biólogo, geólogo, agrônomo, engenheiro civil e sanitarista, para que esse grupo de profissionais vá de município a município realizando projetos de cunho ambiental. Assim haverá mais agilidade na liberação de licenças ambientais”, aconselhou Meraldo de Sá.

Especificamente para este tema foram realizadas duas palestras, com a participação do ex-secretário de Estado do Meio Ambiente, Luís Daldegan, e do presidente da Comissão de Municipalização do Licenciamento Ambiental da Sema, Lourival Vasconcelos.

O tratamento de resíduos sólidos foi outro tema levantado em reunião. A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz, sugeriu aos gestores que tratem corretamente o lixo urbano e sua destinação. “Tratar os resíduos e os rejeitos não engloba somente a questão da saúde pública. A questão social também está em foco, visto que os catadores de lixo terão melhores condições de trabalho”, acrescenta Solange.

Integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cláudia, Vera, Nova Ubiratá, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Tapurah, União do Sul, Nova Mutum, Sinop, Santa Carmem.