A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD), de Barra do Garças realizou operação de fiscalização ambiental com o objetivo de coibir a pesca depredatória e o transporte de pescado irregular. No total, durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 610 kg de pescado irregular e 5 kg de carne de animal silvestre.
A operação teve início na sexta-feira (25/07) com a fiscalização ambiental no Rio Culuene, nos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte, onde foi apreendido aproximadamente 260 kg de pescado sem a documentação exigida pela legislação e com exemplar abaixo do tamanho mínimo de captura.
No domingo (27/07) os fiscais em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra do Garças, foi montada uma barreira na Rodovia BR 158 (município de Barra do Garças), onde foram apreendidos aproximadamente 350 kg de pescado sem documento de transporte exigido pela legislação, com sinais de captura por apetrecho proibido, com tamanho inferior ao permitido de captura, em quantidade superior a cota permitida de captura. Também foi apreendido aproximadamente 5 kg de carne de animal silvestre.
Todo o pescado apreendido foi doado a instituições de Barra do Garças, - Creche de Vila Maria, Lar da Providência - Asilo, Creche Dom Geraldo, Casa Maria Madalena, Casa de David, Casa do Atleta e Funai.