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SEMA
Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 16h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h09 | Acessos: 718 | Categoria: Notícias
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Usuários da Cepromat, Sema e Seplan serão os primeiros a utilizar as vantagens do Google Apps Business nessa etapa do projeto

Tem início nesta quinta-feira (13.12) a segunda fase de implantação do projeto Google Apps Business em Mato Grosso, denominada etapa Early Adopter (pioneira).

No final desta tarde será realizada a migração de dados de todos os usuários do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

A plataforma Google Apps está em fase de implantação no Estado graças à parceria do governo mato-grossense com a empresa norte-americana Google. O objetivo é transformar o conceito de comunicação corporativa no Estado. Este trabalho é desenvolvido pelos técnicos do Cepromat.

Mudança

A primeira mudança em âmbito estadual é a substituição do e-mail corporativo - Expresso Mail - pelo Gmail (Google) que terá o nome alterado para Digoreste, a expressão cuiabana que significa “bom demais” foi escolhida em homenagem à cultura da Capital. O link Digoreste ficará disponível para acesso a partir desta sexta-feira (14.12) na página de cada Secretaria envolvida nesta etapa de trabalho.

Somente a partir desta sexta-feira os usuários do Cepromat, Sema e Seplan poderão acessar o novo e-mail, que manterá o mesmo login e senha usados atualmente no Expresso. Dentre as vantagens do novo serviço está o espaço da caixa de mensagens que oferece 25 gigabytes (por usuário). Além do e-mail, os usuários terão acesso ao catálogo de endereços, mensagens instantâneas e agenda.

Processo evolutivo

A nova solução tecnológica lançada oficialmente no dia 25 de outubro de 2012 será implementada em três fases em Mato Grosso. A primeira etapa dos trabalhos, denominada Core IT, ocorreu a partir do dia nove de novembro com cerca de 40 funcionários do Cepromat e coordenadores de Tecnologia da Informação (TI) da Sema e Seplan que testaram as praticabilidades do produto.

Nesta quinta-feira é iniciada a 2ª etapa, Early Adopters. Já a 3ª fase do projeto - o Go Live - que permitirá o acesso aos serviços a todos os órgãos e entidades do Estado estará disponível a partir de março de 2013.

Funcionalidades

Dentre as inúmeras possibilidades de ferramentas disponíveis para os usuários explorarem estão: pesquisa da Google para caixa de mensagens, comunicação instantânea (chat) entre usuários de qualquer órgão estadual, comunicação por áudio e videoconferência (webcam), agendamento de compromissos, criação de hot sites, canais corporativos de vídeo, formulários para pesquisas, documentos (editor de textos, apresentações, planilhas de cálculo, desenhos e formulários eletrônicos) com armazenamento online, edição colaborativa em tempo real e conversão de documentos no formato Ms-Office, criação de grupos de usuários para fins de comunicação, compartilhamento de arquivos e acesso a conteúdo em hot sites e canais de vídeo, proteção contra vírus, phishing, spam integrada à solução, entre outros.

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