O desenvolvimento de atividades ambientalmente sustentáveis parece ser o caminho para preservação da vida terrestre. Para tanto, é importante a adoção de alternativas que ajudem na descarbonização da economia, no estímulo à criação de empregos verdes e na construção de uma consciência social acerca dos impactos do consumo exacerbado para a sociedade.
Como forma de estimular o número de profissionais que tenham em mente as preocupações coletivas que englobam o progresso econômico e a preocupação com meio ambiente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Embaixada Britânica, promovem nos dias 04, 05 e 06 de dezembro o primeiro curso sobre Turismo Sustentável.
O evento será realizado no Salão Nobre Clóvis Vetoratto, com início previsto para as 9h da manhã da próxima segunda-feira (04.12). O curso será ofertado para funcionários governamentais do Estado e do município de Cuiabá, ligados ao setor do turismo e à promoção de empregos. Participam também da iniciativa, os operadores, empresários e trabalhadores do setor de turismo, além dos executores dos cursos de qualificação profissional.
Os empregos verdes constituem importante força para o mercado de trabalho, sobretudo em Mato Grosso, Estado com grande potencial ecoturístico. Por este motivo, alguns projetos de qualificação do Estado, como o Copa em Ação já incluíram em seus cursos um módulo especial sobre educação ambiental.
“Em conjunto com os demais atores envolvidos na organização do curso, temos a intenção de formarmos profissionais aptos para lidar com atividades sustentáveis, principalmente, àquelas que serão geradas pelo advento da Copa de 2014, como o turismo, a hotelaria, a gastronomia e até mesmo o comércio e a indústria”, disse a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.
SERVIÇO
Assunto: Curso sobre Turismo Sustentável
Quando: 04, 05 e 06 de dezembro
Onde: Salão Nobre Clóvis Vetoratto (Palácio Paiaguás – Centro Político Administrativo/ Cuiabá-MT).