Página inicial > SEMA > Notícias > Ídolos do esporte plantam árvores para neutralizar a emissão de carbono
Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2012, 18h11 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h11 | Acessos: 471 | Categoria: Notícias

Embaixadores olímpicos, olheiros internacionais e atletas das Olimpíadas Escolares 2012 vão plantar cerca de 50 mudas de árvores no Parque Municipal Tia Nair, às 7h30 desta terça-feira (27.11). Esta é a primeira etapa das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente para fortalecer os três pilares do Olimpismo: cultura, educação e meio-ambiente. O secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão, estará presente no evento.

A previsão é que cerca de 900 mudas sejam cultivadas durante e após as atividades de um dos maiores evento do esporte brasileiro. O objetivo é neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa produzidos pelos participantes e ainda promover a educação ambiental. Todas as mudas serão de árvores nativas do cerrado.

Para saber qual o impacto ambiental de um evento deste porte em Cuiabá, será realizada uma pesquisa com os atletas e organizadores do evento para quantificar de forma aproximada as emissões de carbono informou a superintendente de educação ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão.

“Vamos aplicar um questionário em forma de jogo interativo para os participantes para saber como foi o consumo deles, inclusive na parte do transporte. No final teremos os dados aproximados e o que isso representa em árvores que devem ser plantadas. É o que chamamos de pegada ecológica”, explicou a superintendente.

Para a Vânia Montalvão a ação é importante para realizar um evento sustentável e ainda sensibilizar os participantes para a temática ambiental. “Precisamos ver que as atividades que fazemos produzem resíduos que impactam o meio ambiente e consequentemente nossa saúde e o nosso modo de vida”, afirmou.

O Parque Municipal Tia Nair,  fica localizado em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês.