Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Silval destaca desenvolvimento sustentável do Estado na abertura do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2012, 17h04 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h11 | Acessos: 861 | Categoria: Notícias
Meneguini-Secom-MTSILVAL_ENCOB.jpg_EDITADA
Governador Silval Barbosa na abertura do XIV Encob

Prossegue nesta terça-feira (06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento foi aberto oficialmente na noite dessa segunda-feira (05) com a presença do governador Silval Barbosa e autoridades brasileiras e da América do Sul.

Durante a solenidade, o governador de Mato Grosso falou sobre o processo de desenvolvimento e o maior desafio que o Estado enfrenta, promover o crescimento da produção com responsabilidade e sustentabilidade ambiental e em todos os aspectos.

“Mato Grosso é o maior produtor de soja com 22 milhões de toneladas, maior produtor de milho com mais de 15 milhões de toneladas, é responsável por 50% da produção de algodão do país e tudo isso produzido em 8% do nosso território. Mantemos 64% das nossa áreas intocadas e totalmente protegidas”, destacou. Silval Barbosa falou também do potencial hídrico do Estado e da importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão participativa e integrada desses recursos.

O presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacias (Rebob), Lupércio Ziroldo Antonio enfatizou mais uma vez o caráter inédito do evento no Estado. “Nas demais edição do Encob lidamos com conflitos. Em Mato Grosso, a preservação é nosso ponto de partida”. Para Ziroldo, nesse contexto, a Educação Ambiental assume um papel fundamental.

O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mario Dantas destacou a participação das delegações dos Estados – Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins -, e de países da America do Sul.

Dantas falou também da importância da renovação, com a presença de estudantes e jovens, o que fortalece os Comitês de Bacias Hidrográficas, pensamento compartilhado pela coordenadora do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), Cleide Pedrosa.

Cerca de mil participantes do evento acompanharam a solenidade de abertura, encerrada com uma apresentação dos Mascarados de Poconé e de Pescuma, Henrique e Claudinho. Participaram da solenidade de abertura o presidente da Agencia Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente (MMA), Pedro Wilson Guimarães, representando a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, entre outras autoridades.

ENCOB – O XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas discute este ano o tema “Comitês de Bacias: Trabalhando Soluções para a Sustentabilidade da Gestão das Águas”. Participaram do evento representantes do poder público, das três esferas de governo - federal, estadual e municipal -, usuários de água, ONG’s, universidades e interessados no tema, vindos de vários estados brasileiros e do exterior, um total de aproximadamente 1.800 pessoas.

Nesta terça-feira, no período da tarde, acontecem a mesa de diálogo com o tema “O Valor Econômico da Água: a Influencia da Política de Recursos Hídricos na Gestão Ambiental" e a apresentação de experiências exitosas e boas práticas em Recursos Hídricos.

O encontro é realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o governo do Estado de Mato Grosso e parceiros.

A programação completa do evento está disponível no site da Sema www.sema.mt.gov.br

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838