Página inicial > SEMA > Notícias > XIV Encob tem início com Seminário Água, Comunicação e Sociedade (04.11)
Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2012, 19h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h11 | Acessos: 566 | Categoria: Notícias

O Encontro Estadual do Sistema de Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacias Hidrográficas abre no próximo domingo (04.11), pela manhã, a programação do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento que acontece até o dia 09 de novembro, será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, e deverá reunir cerca de 1.800 participantes de todo o Brasil, entre membros dos comitês de bacias hidrográficas, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos, representantes de usuários, poder público, pesquisadores e membros da sociedade civil.

Nesta 14ª edição do Encob, o tema central das discussões será “Comitês de Bacia: trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das águas”, com o objetivo de promover a integração de todos os organismos, entes e segmentos públicos ou privados que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, permitindo a discussão participativa e compartilhada no setor, com vistas à construção de pactos que a médio e longo prazos visam à qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas.

PROGRAMAÇÃO

Como primeiro evento da programação do Encob, o Encontro Estadual do Sistema de Recursos Hídricos será aberto com o 5º Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”. O seminário será ministrado pela Agencia Nacional de Águas (ANA) e voltado para jornalistas, assessores de imprensa, mobilizadores sociais, estudantes de meio ambiente e comunicação, e interessados no tema.

O Seminário é realizado anualmente e busca cumprir o programa IV.3 do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que prevê a realização de seminários para comunicadores do Sistema Nacional do Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh).

O Encontro Estadual prossegue na parte da tarde com a Reunião do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com a participação de integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro), dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Na segunda-feira (05), na parte da manhã acontece o Seminário de Regulação e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso, coordenado pelo Ministério Público Estadual e dirigido aos Promotores de Justiça da Defesa Ambiental e a tarde será realizada a Oficina de Saneamento e Recursos Hídricos com representantes das Prefeituras do Estado de Mato Grosso, Funasa, Secid e Sema.

À noite acontece a abertura oficial do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, com workshops, oficinas, minicursos, seminários e outros.

Programação do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”

MANHÃ

Boas vindas

Palestra de abertura: Meio ambiente como pauta do dia! - Cláudia Gaigher, repórter da TV Morena - Afiliada da Rede Globo no MS

Palestra sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e a implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos - Nelson Neto de Freitas, gerente de Gestão de Recursos Hídricos da ANA

Palestra: CBH em MT: Dois enfoques buscando a mesma solução, a Gestão participativa - Leonice de Souza Lotufo, gerente de Fomento e Apoio a Comitê de Bacia Hidrográfica da Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente/MT

14:00

Palestra: Projeto Águas do Amanhã – GRPCom: comunicação como elemento fundamental das ações de proteção dos recursos hídricos – Fábio Costa, gerente de projetos do Grupo Paranaense de Comunicação

Palestra: Os desafios de cobrir o meio ambiente no Rádio - Paulina Chamorro, jornalista da rádio Eldorado

Palestra: O uso de ferramentas multimídia e do jornalismo de dados para a cobertura de meio ambiente - Gustavo Faleiros, coordenador de projetos do site O ECO

18:00

Encerramento

Outras informações sobre o XIV Encob podem ser obtidas no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br e também no portal do Encob, www.encob.org e pelos telefones (65) 3613 7215, da Gerencia de Fomento e Apoio a Comitês de Bacia Hidrográfica, da Superintendência de Recursos Hídricos da Sema/MT ou (65) 3613 7359, Assessoria de Comunicação da Sema.