Em sua 42ª edição, o Horário Brasileiro de Verão começa neste domingo (21), a zero hora, e com duração até o dia 17 de fevereiro de 2013, sendo este o menor período desde que foi implantado. Em 106 cidades de Mato Grosso, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Os 32 municípios localizados na região da Araguaia e que acompanham o fuso horário de Brasília não sofrerão alteração no horário, segundo informações da Rede Cemat. Os municípios são Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.
Este ano, além dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, será incluído também o Estado do Tocantins, substituindo a Bahia, que ficará de fora.
O principal objetivo da criação do horário de verão é reduzir a demanda de energia elétrica no período das 18 às 21 horas, considerado como “horário de ponta” por ser de consumo mais intenso. Com isso, o acionamento da iluminação pública é atrasada, não coincidindo com o horário de ponta, como também acontece o melhor aproveitamento da luz natural pela população.
CURIOSIDADE
O Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, instituiu que o horário de verão acontecerá sempre a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional.
A exceção é que no ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento da hora de verão acontecerá no domingo seguinte, que é o caso desta edição do horário de verão.