Pelo segundo ano consecutivo, a população mato-grossense poderá visitar o pulmão inflável de 220 metros quadrados para conhecer ‘de perto’ os malefícios causados pelas queimadas e tabagismo aos seres humanos.
A exposição ficará aberta durante a campanha Mato Grosso sem Fumaça dentro da 9ª Semana do Meio Ambiente, entre os dias 05 e 07 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede das Promotorias de Justiça, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A estrutura, que possui capacidade para abrigar até 100 pessoas, possui três salas para exposição, além de um miniauditório. Na parte externa, a população terá acesso a palestras, jogos interativos e atividades promovidas pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
“Esse é um trabalho com propósito de sensibilizar a sociedade quanto as implicações à saúde e danos ambientais causados pelas queimadas e tabagismo”, pontua a gerente de Educação Ambiental da Seduc-MT, Giselly Gomes.
A visitação será acompanhada por monitores e os visitantes receberão uma cartilha com instruções para potencializar as discussões e fomentar a mudança de comportamentos. “É um livreto destinado aos alunos do Ensino Fundamental, produzido pela Secretaria de Educação. É dinâmico, com quadrinhos, caça-palavras e tirinhas. Ele também estará disponível digitalmente no site da Seduc para impressão das unidades no interior do Estado”, finaliza.
A iniciativa do Governo do Estado é uma parceria das secretarias de Meio Ambiente, de Educação, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e a Sociedade Matogrossense de Tisiologia e Pneumologia.
Para dar suporte às escolas de Cuiabá e Várzea Grande que desejarem visitar o pulmão inflável, a Seduc-MT vai disponibilizar dois ônibus. Os agendamentos devem ser feitos com a Gerência de Educação Ambiental no 3613-6475 (das 8h às 12h e das 14h às 18h).
A sede das Promotorias de Justiça está instalada na avenida Desembargador Mílton Figueiredo Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo (CPA).
Inscrições, a programação completa e outras informações sobre a 9ª Semana do Meio Ambiente podem ser obtidas no portal da Sema.