Página inicial > SEMA > Notícias > Voluntários retiram duas toneladas de lixo do Rio Teles Pires
Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2012, 22h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h14 | Acessos: 504 | Categoria: Notícias
Diretoria Regional Sinop-MT
MUTIRAO_TELES_PIRES_1.JPG_EDITADA
Ação mobiliza comunidade em Sinop

Pelo segundo ano consecutivo a Unidade Regional de Sinop, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza o Mutirão de Limpeza no Rio Teles Pires.

No último sábado (08.09), 130 pessoas em quarenta embarcações retiraram do rio aproximadamente duas toneladas de lixo e entulho. O mutirão de limpeza do rio Teles Pires foi realizado pela secretaria em parceria com a Ong Ação Verde, pescadores e ribeirinhos. O trecho percorrido pelos voluntários vai da ponte do aeroporto até a ponte da MT-220, que liga o município a Juara. O objetivo da ação é promover a conscientização e deixar alguns dos pontos turísticos da região com uma "aparência melhor".

“Além de fazer a limpeza dessa área, deixando o ambiente mais limpo e apresentável, a ação faz parte de um trabalho de conscientização de toda a população moradora daquela região”, explicou o diretor da Unidade Regional de Sinop, Luiz Callegari. Durante a mobilização, foram ainda distribuídas cerca de mil mudas de árvores de árvores nativas aos ribeirinhos.

Segundo o diretor, o sucesso da iniciativa superou todas as expectativas mostrando que muitas pessoas estão preocupadas com o meio ambiente. "Foi um sucesso, ficou acima do esperado. Nos deixou muito felizes, pois vimos que cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando de que serviços como estes, vão trazer benefícios para todos”.

Callegari contou que a ideia é intensificar o mutirão e expandir para outros trechos do rio, mobilizando cada vez mais pessoas com a iniciativa em favor da natureza.