Página inicial > SEMA > Notícias > Monitoramento e controle florestal é tema de Seminário
Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2012, 22h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h17 | Acessos: 713 | Categoria: Notícias
Secom/MTMANEJO_FLORESTAL_MARCOS_VERGUEIRO
Seminário vai avaliar avanços e diagnosticar desafios para o monitoramento e controle florestal em Mato Grosso

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), realizam nos dias 20 e 21 de agosto, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o Seminário “Sistema de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: avaliação dos avanços e novos desafios”.

Esta é a segunda edição do evento, e tem como objetivo, avaliar os avanços, identificar as dificuldades e compartilhar as melhorias visando o aprimoramento do sistema de monitoramento e controle florestal na Amazônia.

Na primeira edição do seminário, em junho de 2011 foram diagnosticados os problemas e propostas soluções, que resultaram em uma série de recomendações entre elas, o monitoramento da exploração florestal; a operação e gestão do sistema de informações e, a integração dos sistemas Sisflora (Sema) e DOF (Ibama).

A secretária-adjunta de Mudanças Climáticas da Sema, Suely Bertoldi, explicou que agora as organizações envolvidas na iniciativa pretendem avaliar os avanços e identificar os novos desafios que o setor deve enfrentar. “A intenção é continuar a aprimorar o sistema de monitoramento e controle florestal na região, em todos os níveis, estadual e federal”.

De acordo com as organizações promotoras do evento, o monitoramento e o controle da exploração florestal em Mato Grosso tiveram progressos significativos nos últimos anos, mas o sistema ainda tem muitas vulnerabilidades, evidenciadas pelas taxas elevadas de degradação florestal e de ilegalidade na exploração.

Além disso, as alterações ocorridas na legislação federal durante este período, como a Lei Complementar nº 140/2011, que delimitou as competências do Ibama e dos órgãos ambientais estaduais na fiscalização, e as mudanças no Código Florestal, podem influenciar a forma de exercer e operar o sistema tornando o tema ainda mais prioritário.

Entre os resultados esperados, os organizadores do Seminário esperam que ao final do evento seja acordada uma agenda de trabalho conjunta, além de recomendações e propostas concretas visando o aprimoramento do sistema de monitoramento e controle florestal no Estado.

O seminário é voltado aos gestores públicos e representantes das Organizações Não-Governamentais.

A programação completa do II Seminário sobre Sistema de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: avanços e novos desafios esta disponível no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br, no link Eventos.

SERVIÇO

II Seminário Sistema de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: avaliação dos avanços e novos desafios

Data: 20 e 21 de agosto de 2012

Local: auditório da FIEMT