Página inicial > SEMA > Notícias > Governo do estado lança dia 20, o XIV Encob
Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2012, 21h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h17 | Acessos: 527 | Categoria: Notícias

O Governo do Estado, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas lançam no próximo dia 20 de agosto, às 9h, no Salão Nobre Secretário “Cloves Vetoratto”, no Palácio Paiaguás, o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob).

O Encob, que nesta edição tem como tema central “Comitês de Bacia: trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das águas”, irá reunir em Cuiabá, no período de 04 a 09 de novembro cerca de dois mil usuários de recursos hídricos, representantes do poder público, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), universidades, sociedade civil organizada, entre outros interessados no tema com o desafio de discutir os compromissos e responsabilidades dos entes que integram o Sistema Nacional de Recursos Hídricos; estabelecer elos para a boa gestão dos recursos hídricos e debater a integração das políticas federal e estaduais, de forma compartilhada com os municípios, visando a recuperação, preservação e uso sustentável desse recurso.

Durante o Encob, serão discutidos temas aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e sua interface com as questões de saneamento básico, meio ambiente, saúde, agricultura, energia, transporte, lazer, educação e planejamento urbano.

Esta será a primeira vez que um Estado do Centro Oeste e da Amazônia Legal receberá o evento que terá na sua programação a realização de oito minicursos; apresentação de 12 experiências exitosas em gestão de recursos hídricos; seis conferências e plenárias de debates.

Além disso, serão realizados vários eventos paralelos como o Encontro Estadual do Sistema de Recursos Hídricos de Mato Grosso, os seminários do Ministério Público Estadual e Técnico Latino-Americano, reuniões das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos; dos órgãos gestores dos recursos hídricos; e de usuários; oficinas da WWF sobre mudanças climáticas, além do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”, voltado para profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo e integrantes dos comitês de bacias hidrográficas.

No lançamento do evento, além das autoridades locais, já confirmaram presença o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Grillo; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupercio Ziraldo Antonio; o coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, e a coordenadora executiva do Fórum de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA) e diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo, entre outros.

Mais informações sobre a gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso e o XIV Encob, visite o portal da Sema no endereço eletrônico, www.sema.mt.gov.br ou na pagina http://www.encob.org/portal/index.php.

Lançamento do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Encob

Data: 20 de agosto