Página inicial > SEMA > Notícias > A3P e Fórum "Lixo e Cidadania" realizam conferência livre
Publicado: Domingo, 25 de Agosto de 2013, 23h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h17 | Acessos: 1003 | Categoria: Notícias
selo_CNMA_editado

A Conferência Livre do Meio Ambiente acontece na próxima quarta-feira (28.08), das 13 às 18h, no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa. A iniciativa é da comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e do Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”.

A agente de Desenvolvimento Econômico e Social da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema, Maria Dulce Resende, explico que na Conferência serão discutidos os temas Política Nacional de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental e Geração de Trabalho, Emprego e Renda, com foco na palavra dos catadores de materiais recicláveis. “Esta vai ser também uma oportunidade para que os servidores da Sema e técnicos envolvidos com a questão possam contribuir com propostas para a  gestão dos resíduos sólidos em Mato Grosso”.

CONFERÊNCIA VIRTUAL

Também na próxima semana, na segunda-feira (26.08), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza um debate via Internet para receber sugestões de melhoria da gestão dos resíduos sólidos em todo o país. A Conferência Virtual de Meio Ambiente será realizada por meio do portal e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Qualquer pessoa pode enviar contribuições relacionadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os debates fazem parte da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) e é a primeira vez que a modalidade Internet é utilizada.

“Essa é a oportunidade para quem ainda não participou, dar a sua contribuição para aprimorar a gestão de resíduos sólidos no país”, ressaltou o coordenador geral da 4ª CNMA e diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu. O prazo é de 16 dias para o envio das sugestões, até 10 de setembro.

Nas últimas duas semanas foram promovidas conversas virtuais sobre cada um dos eixos prioritários da conferência: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. Ao fim da conferência virtual, vão ser cadastradas 20 propostas por eixo temático. Outra forma de participação na 4ª CNMA é por meio das conferências livres, que podem ser convocadas por qualquer cidadão. Já foram realizadas 139 reuniões em 24 estados. As contribuições levantadas nesta modalidade, assim como na virtual, são encaminhadas diretamente à etapa nacional e devem ser cadastradas no site da conferência.

Também podem ser realizadas assembleias municipais e regionais para a remassa das propostas às etapas estaduais, que já tiveram início. As sugestões vão ser encaminhadas à nacional, que acontecerá de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Ao final, é elaborado documento com 60 ações prioritárias, sendo 15 por eixo, e produzida uma carta de responsabilidade compartilhada da 4ª CNMA com esses resultados.

Outras informações sobre a etapa estadual da Conferência do Meio Ambiente - evento que será realizado em Cuiabá, no período de 3 a 5 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso - estão disponíveis no portal da Sema.

Informações sobre a 4ª CNMA podem ser obtidas no link www.conferenciameioambiente.gov.br