Página inicial > SEMA > Notícias > Fiscais da Sema em Juara flagram extração ilegal de castanheira
Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2012, 21h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h18 | Acessos: 975 | Categoria: Notícias
DUD Juara/Sema-MTcastanheira_juara_fiscalizao_editada
Fiscais da Sema em Juara flagram extração ilegal

Durante operação de rotina, fiscais da Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Juara (709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte) flagraram o corte ilegal de castanheira, em uma fazenda distante aproximadamente 80km de Juara.

O ilícito ambiental foi flagrado após a equipe de fiscalização perceber que a arvore, recém abatida, estava seccionada em toras próximo à rodovia.

A castanheira (Berthoeltia excelsa), cujo corte e comercialização são proibidos por lei, é fundamental para a ecologia da Floresta Amazônica, pela sua importância na biologia da conservação das espécies que dependem dela.

O proprietário do imóvel rural responsável pelo corte foi autuado e pagará multa no valor de em R$ 5.842,00. Também responderá processo criminal pelo dano provocado ao meio ambiente.

“As castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. O corte e uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto, sem permissão da autoridade competente”, destacou o diretor regional da Sema em Juara, Joelson de Figueiredo Campos.

Segundo o diretor, o fato será comunicado ao Ministério Público que, provavelmente, vai deteminar a doação da madeira a alguma entidade filantrópica.