Página inicial > SEMA > Notícias > Vicente Falcão participa do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Palmas
Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2012, 21h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h18 | Acessos: 718 | Categoria: Notícias
Ascom/Semades-TOAbertura_Oficial_Frum_dos_Sec.Amaznia_Legal_Foto_Ascom_Semades_831_editada
Abertura oficial do 4º Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (19.07), pela manhã, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. A solenidade realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas (TO), contou com a presença do governador Siqueira Campos, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e autoridades.

O secretário de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Vicente Falcão de Arruda Filho, que também é secretário executivo do Fórum, está em Palmas, participando do evento.

O governador Siqueira Campos, ao abrir os trabalhos do 4º Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, enfatizou a necessidade do homem aprender e evoluir com sustentabilidade, no Tocantins e no mundo. “Nós precisamos tomar providências para que o homem viva bem, evolua se relacionando com a natureza, tenha acesso ao conhecimento, o respeito pela sua dignidade e a constituição de sua família. Essas como tantas outras questões são muito melhor de serem tratadas se estivermos ajustados à sustentabilidade”, pontuou.

Ao final da solenidade, o governador falou da importância de receber o Fórum no Tocantins e disse que “as questões ambientais devem ser resolvidas sem deixar de fortalecer aqueles que buscam soluções para as questões sociais, que dependem de uma exploração equilibrada dos recursos que a natureza disponibilizou para a gente”.

Durante a solenidade, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Tocantins, Divaldo Rezende, destacou que o Fórum contribuirá com o avanço das questões ambientais aliadas ao desenvolvimento. “Dialogamos e discutimos sobre questões comuns e ações concretas para que possamos avançar no desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal, com troca de experiências e compartilhando potenciais de recursos e outras ações”, afirmou.

O secretário da Sema-MT, que participa das discussões, destacou a importância da agenda ambiental que vem sendo construída por meio do Fórum e, com isso, o fortalecimento da região, com essas iniciativas. "A sustentabilidade, com a produção responsável, o consumo consciente e indicadores sociais positivos, é o caminho para o desenvolvimento da Região”, disse Vicente Falcão.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Cabral, falou da integração do ministério com os estados. “O Ministério, vem acompanhando e participando das ações estaduais dos órgãos de meio ambiente e, conseguimos desenvolver ações conjuntas. Acreditamos que esse encontro vai contribuir para as discussões e fortalecer o trabalho de forma integrada”, destacou.

O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcante, falou da expectativa da equipe do Ministério quanto ao Fórum. “Os grandes agentes atuadores no território da Amazônia são os estados. O Ministério vê de uma forma altamente positiva esse tipo de organização (o Fórum), pois nessa oportunidade é levantada uma pauta imensa, organiza nas questões estruturantes, as quais podem ter um maior impacto, com as ações articuladas entre o Ministério e os Secretários”, disse Cavalcante ao lembrar que “antes de fazermos uma análise técnica e financeira, é importante ter um entendimento político das prioridades e é isso que agente está esperando e aguardando que nos sejam apresentados no dia de hoje”.

A reunião prosseguiu com a apresentação de projetos do Ministério do Meio Ambiente e os debates e discussões da pauta, e encaminhamentos.

A Programação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal está disponível no site: www.semades.to.gov.br, no item downloads do menu de acesso rápido.

Fórum dos Secretários da Amazônia Legal

O Fórum dos Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal foi criado em junho de 2011, com o objetivo de estabelecer a integração das ações ambientais e uma agenda conjunta que priorizasse a temática ambiental visando o desenvolvimento dos estados em bases sustentáveis.

A Amazônia Legal é composta por nove Estados, entre eles, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

(Com Ascom/Semades)