Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > SEC-MT estreita diálogos durante a Rio +20
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sábado, 23 de Junho de 2012, 12h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h21 | Acessos: 504 | Categoria: Notícias
Divulgação/Rio+20cultura_na_rio20_editada 

Seminário de Culturas Indígenas e Conferência sobre Economia Criativa são destaques na Rio+20

Rio de Janeiro, RJ - A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) esteve presente nos eventos promovidos pelo Ministério da Cultura (MinC) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, com a intenção de estreitar o diálogo com o MinC para o fomento de políticas públicas no Estado, entre elas ações para as culturas indígenas e a Economia Criativa.

 

Entre as possibilidades apresentadas pelo MinC estão palestras para esclarecimentos dos povos e instituições indígenas sobre os Pontos de Cultura e o Prêmio Culturas Indígenas e também a implantação da Criativa Birô. Os Pontos de Cultura Indígena têm como objetivo a promoção e o fortalecimento das identidades e da diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil. A idéia é que os beneficiários tenham a oportunidade de potencializar as atividades que já executam e descobrir novos campos de atuação. Cada comunidade tem um plano específico que visa descobrir vocações e as melhores formas de desenvolver os trabalhos.

O MinC deve implantar em 2012 Pontos de Culturas Indígenas em todo o País, através de Edital específico. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Márcia Rollemberg, explicou que existe a possibilidade do MinC realizar um encontro com representantes indígenas e levar esclarecimento sobre as ações em vigência.

Durante a Rio +20 foi lançado também no Galpão da Cidadania , 4ª edição do Prêmio Culturas Indígenas, que nesta edição homenageia o cacique Raoni. As informações sobre o Prêmio podem ser obtidas no site do MinC: www.cultura.gov.br.

Sobre a Criativa Birô, Luciana Guilherme, diretora de Empreendimentos, Gestão e Inovação do MinC, informou que Mato Grosso deve receber uma visita da Equipe responsável pela implantação do Espaço nos eEstados. "Mato Grosso já foi convidado para essa parceria e aceitou o desafio. Isso é importante, pois essa é uma das principais ações para o fomento da Economia Criativa que estamos levando para os estados", explica ela.

O investimento no Criativa Birô é de cerca de R$ 1,2 milhão do MinC e uma contrapartida de R$ 300 mil dos estados, valor que abrange 20% do total do projeto. De acordo com o secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Laino, a SEC está trabalhando para viabilizar as contrapartidas necessárias para a criação do espaço que será de suma importância para o Estado.


Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838