Página inicial > SEMA > Notícias > Empaer de João Carro realiza palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade
Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2012, 13h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h22 | Acessos: 642 | Categoria: Notícias
Assessoria/Empaerpalestra_empaer_em_chapada_dos_guimaraes_assessoria_empaer_editada
Alunos de três escolas municipais participaram das palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio do escritório local de João Carro, de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), realizou palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade na região, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de de junho.

As palestras aconteceram na semana passada.

Três escolas municipais foram beneficiadas: Primavera (situada no Projeto de Assentamento Quilombo), Jacondino Bezerra (Comunidade João Carro) e Água Branca (Comunidade de Água Branca). As palestras foram direcionadas às crianças da pré-escola a oitava série.

“É importante trabalhar com crianças ainda pequenas, estimulando a conscientização, pois o planeta necessita de pessoas conscientes de seus deveres e responsabilidades, tendo em mente ser um agente de mudança”, ressaltou um dos palestrantes, o extensionista rural Paulo Pina.

Os temas abordados foram a sustentabilidade na agricultura familiar, queimadas, desmatamentos, preservação de nascentes e córregos, reciclagem de lixo, abordando o reaproveitamento de material orgânico, restos de madeiras, folhas e cascas de verduras utilizadas para compostagem e posterior uso como adubos orgânicos para hortas caseiras e medicinais.

Também foram distribuídas 200 mudas de plantas nativas, como pequi, jabotá, ipê e ingá, para o replantio de áreas degradadas nas beiras de córregos da Comunidade de Pedra Preta.

Ao todo, o escritório local de João Carro atende sete comunidades no entorno do Lago de Manso, contempladas pelo convênio Furnas/Empaer, de julho de 2010.