Página inicial > SEMA > Notícias > Secretários de Meio Ambiente têm agenda na segunda-feira (18.06)
Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2012, 21h56 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h22 | Acessos: 539 | Categoria: Notícias
Selo_Rio20_2_editada

A partir do lema é na cidade que ocorrem os problemas, mas é onde surgem às soluções que, nesta segunda-feira (18.06), secretários (as) municipais e estaduais de Meio Ambiente reúnem-se, das 11h às 18h, no Parque dos Atletas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável - Rio+20.

Um dos objetivos deste encontro é discutir o Pacto Nacional pela Gestão das Águas no país.

Embora o Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios seja direcionado aos órgãos públicos de Meio Ambiente do Brasil, contará com uma participação internacional. O francês Jean-Baptiste Sarlat, representante de projetos do Grupo BPCE, apresentará modelos de cooperação entre poderes públicos e bancos locais para o financiamento em prol do desenvolvimento sustentável.

O uso dos recursos hídricos sem desperdício é uma preocupação mundial. Dados da Agência Nacional de Água (ANA) apontam que o Brasil detém 12% da água doce do mundo, o que é motivo de alívio, por ser abundante em algumas regiões do país mas, também convivemos com a escassez, como na região nordeste.

O globo terrestre possui 3/4 da superfície coberta de água, mas 97% estão nos mares, 2% em geleiras e apenas 1% é acessível para o consumo humano porque está nos rios e lagos.

Temas como políticas de ações pela sustentabilidade e educação socioambiental, geração de emprego e renda, também serão assuntos discutidos durante o encontro que reunirá ambientalistas, representantes de órgãos públicos e sociedade civil. O anfitrião do encontro será o ex-ministro e atual secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, que participará da mesa de abertura do encontro.

O presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Mauro Buarque, e o geógrafo, ambientalista e diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, vão discutir as Política Publicas para a Mata Atlantica: desafios e soluções.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e secretário executivo do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, Vicente Falcão de Arruda Filho, irá apresentar, junto com os outro representantes dos oito estados da Amazônia Legal, os princípios do Pacto da Amazônica Legal (a Carta da Amazônia Brasileira), documento que contém contribuições e demandas para a promoção do desenvolvimento sustentável na região.

“O documento é o resultado de um inédito e amplo processo de diálogos e debates, promovidos pelo Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, com os nove grupos majoritários de cada Estado da Amazônia Brasileira, e assinado pelos governadores no último dia 01 de junho, em Manaus”, explicou Falcão.

Durante evento também serão discutidos o desenvolvimento sustentável dos principais biomas brasileiros.

O Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios é uma realização dos órgãos públicos de Meio Ambiente dos estados e municípios brasileiros, representados por suas Associações – Abema e Anama.

(Com informações da Ascom/Anamma Nacional)

Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios - Rio+20

Dia: 18 de junho de 2012

Horário: 11h às 18h

Local: Parque dos Atletas - Avenida Salvador Allende (Barra da Tijuca/Zona Oeste), Rio de Janeiro-RJ.

No portal http://www.rio20.gov.br/ é possível acompanhar tudo o que acontece na Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Confira outras informações sobre o evento no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br