Página inicial > SEMA > Notícias > Sobre o Projeto
Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h49 | Acessos: 331 | Categoria: Notícias

PROJETO VALE DO RIO CUIABÁ

O Projeto “Educação Ambiental no Vale do Rio Cuiabá em busca da sustentabilidade de seus municípios – 2010 a 2011” foi concebido mediante a necessidade de envolvimento dos municípios contíguos à Região Metropolitana do Rio Cuiabá – RMRC, envolvidos no processo de metropolização, em conformidade com a Lei Complementar Nº. 359 de 27/05/2009 que dispõe sobre a criação dessa Região.

Objetiva o fortalecimento de ações ambientais descentralizadas para a promoção do desenvolvimento de Municípios Educadores Sustentáveis autônomos com qualidade sócio-econômico-ambiental atendendo às peculiaridades de cada município do Vale do Rio Cuiabá. Espera-se que as ações desse projeto resultem na construção participativa de um Programa de Meio Ambiente Municipal.

O processo de elaboração foi de construção coletiva com a participação de todos os técnicos da Superintendência de Educação Ambiental. A princípio, foram visitados os municípios do Vale, etapa iniciada em final de 2009 e início de 2010, em que os técnicos realizaram Oficinas para levantamento de dados e, conseqüente, elaboração do Projeto. Oportunidade, também, de efetivação das parcerias com as prefeituras e autoridades locais.

O Projeto vem sendo implementado nos 13 municípios (Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio Leverger, Várzea Grande, todos correspondentes à RMRC. As ações têm sido realizadas desde abril de 2010, a princípio com organização de Oficinas e, atualmente, com a realização de Cursos de Meio Ambiente: diálogo inicial, Módulos I e II.

Como resultado surgiram os PEPA’s (Plano de Enfrentamento dos Problemas Ambientais) dos mais variados temas trabalhados durante o Curso, a exemplo, “PEPA Coleta Seletiva”, “PEPA Queimadas Urbanas” e “PEPA Restauração Ambiental em Área de Preservação Permanente”, os quais se tornaram possibilidade de transformação da realidade local tendo como interventores os grupos de alunos formados, multiplicadores da Educação Ambiental.

O êxito deste Projeto permitiu o desenvolvimento da ação conjunta e articulação com outras Instituições como a Secretaria Extraordinária de Políticas Educacionais, SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), MT Regional, SEDTUR (Secretaria de Estado de Turismo), SEC (Secretaria de Estado de Cultura) e Casa Civil possibilitando oficinas de reestruturação do Projeto a ser denominado “Integra Vale do Rio Cuiabá – INTEGRAVALE”.