Nos próximos dias 10 e 11 de maio (quinta e sexta-feira), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza a Oficina de Discussão da Carta da Amazônia para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A oficina vai reunir representantes de grupos considerados majoritários pela Organização das Nações Unidas (ONU) - Iniciativa Privada, Trabalhadores e Sindicatos, Mulheres, Crianças e Juventude, Agricultores, Povos Indígenas, Autoridades Locais, ONGs, Comunidade Científica e Tecnológica -, populações tradicionais e membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema); Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas (FMMC), Comitê da Juventude, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem), Fórum Estadual de Turismo, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), entre outros.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, o objetivo é discutir os temas que irão integrar a Carta da Amazônia, documento que irá expressar a contribuição que a sociedade e os estados amazônicos têm dado ao desenvolvimento sustentável da região. “Além disso, nesse documento serão indicadas as demandas e os consensos sobre esse tema (desenvolvimento sustentável), a serem apresentados em conjunto, durante a Rio+20”.
A Carta da Amazônia, na intenção dos nove estados da Amazônia Legal, deve ser vista como um documento orientativo para o Governo Federal (negociadores brasileiros), bem como os outros países, a cerca das definições da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Para isso, a carta será um documento de visão positiva e pró-ativa, que buscará o consenso entre todos os grupos majoritários presentes.
Para participar da Oficina de Discussão da Carta da Amazônia para a Rio+20 os interessados devem fazer sua inscrição acessando o portal da Sema (www.sema.mt.gov.br), nos Destaques/Mato Grosso e a Rio+20 ou no link: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1456&Itemid=607
Nesse link estão disponíveis informações sobre o processo de construção da Carta da Amazônia, a Rio+20, e o acesso à Ficha de Inscrições para a Oficina. Confira também informações sobre o tema no link de Notícias no portal.
As inscrições poderão ser feitas até a próxima quarta-feira (09.05) com o preenchimento da Ficha (nome completo, instituição que representa, conselho e grupo majoritário de que faz parte, número de pessoas filiadas e tempo de criação de sua instituição).
O credenciamento dos participantes será feito no dia do evento, 10 de maio, das 08:00 às 08:30 horas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de maio
08:00 às 08:30 horas - Credenciamento das entidades representantes dos grupos majoritários
08:30 às 09:00 horas
Silval da Cunha Barbosa – Governador de Mato Grosso
Vicente Falcão de Arruda Filho – Secretário de Estado do Meio Ambiente
09:00 às 09:30 horas – Metodologia de trabalho da Oficina para a Construção da Carta da Amazônia
Elaine Corsini – Superintendente de Monitoramento de Indicadores Ambientais da Sema
09:30 às 12:00 horas – Divisão e Trabalho de Grupo (nove Grupos Majoritários)
12:00 às 13:30 horas – Intervalo para o almoço
14:30 às 18:00 horas - Continuação do Trabalho de Grupo (nove Grupos Majoritários)
Dia 11 de maio
08:30 às 09:30 horas – Definição dos cinco (05) representantes dos Grupos Majoritários para Mato Grosso
09:30 às 12:00 horas – Plenária para apresentação dos trabalhos dos nove Grupos Majoritários.
SERVIÇO:
Oficina de Discussão da Carta da Amazônia para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20
Local: Salão Nobre 'Secretário Clóves Vettorato e Auditório Ponce de Arruda , do Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo.
Data: 10 e 11 de maio de 2012