Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Técnicos da ANA, Cobrape e da Sema reúnem-se nesta sexta-feira em Cuiabá
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2012, 22h03 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h25 | Acessos: 522 | Categoria: Notícias

Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizam nesta sexta-feira (27.04), no Auditório Pantanal, da secretaria, uma reunião de trabalho visando a implementação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas no estado.

Esta será a segunda reunião de trabalho entre os técnicos. A primeira foi realizada em janeiro deste ano, a pedido da ANA, e teve como objetivo, a consolidação do diagnóstico da Rede de Monitoramento de Qualidade das Águas em Mato Grosso.

Desta vez os técnicos irão fechar o desenho da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA) e definir as demais ações visando a implantação da Rede em Mato Grosso.

O Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) foi lançado pela ANA com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil, a fim de orientar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental dos corpos d’água interiores como rios e reservatórios, contribuindo assim com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

O PNQA está estruturado em quatro componentes - Rede Nacional de Monitoramento, Padronização, Laboratórios e Capacitação e Avaliação da Qualidade da Água. Os componentes são organizados de acordo com o atendimento aos objetivos do Programa e, para cada um deles, estão definidas ações estratégicas para a sua implementação.

Entre as ações estratégicas estão a implementação, ampliação e otimização da distribuição geográfica da rede de monitoramento da qualidade da água, ampliar o controle de qualidade dos laboratórios envolvidos em análises de qualidade de água; capacitar pessoas envolvidas como o monitoramento e análise de qualidade de águas; criação e manutenção de um banco de dados nacional e um portal na internet para divulgação das informações de qualidade de água entre outros.

Segundo técnicos do Cobrape, em Mato Grosso, a proposta é de que sejam implementados um total de 234 pontos de monitoramento, em 10 regiões. Esses pontos previstos foram avaliados por técnicos da Sema visando adequar os locais e compatibilizá-los com a Rede Hidrológica Básica e Rede de Estações Telemétricas do estado. Esses pontos estão sendo avaliados pela ANA.

A secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti irá participar da reunião.

 

SERVIÇO

Data: 27.04, sexta-feira

Horário: 08:00 às 18:00 horas

Local: Auditório Pantanal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

 

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838