Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário de ‘Biofertilizantes’ será nesta quinta-feira na Famato
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 28 de Março de 2012, 16h01 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h28 | Acessos: 584 | Categoria: Notícias

Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país. O Estado também se destaca na produção de ovinos, suínos e aves que está em franca expansão. Uma das maiores preocupações dos produtores é saber qual o destino que pode ser dado aos dejetos dos animais de forma ambientalmente correta, sustentável e viável.

Devido essa demanda da classe produtiva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a iniciativa privada realizam o segundo Seminário de Biodigestores com o tema: Biofertilizantes de Origem Animal – Bases para utilização na lavoura e adequação ambiental, nesta quinta-feira (29.03), das 08h às 17h30, no auditório da Famato.

O evento é gratuito e vai abordar que os resíduos animais podem ser transformados em biofertilizantes capazes de corrigir naturalmente o PH do solo, eliminando o alumínio tóxico da terra. A absorção radicular é rápida com aproveitamento dos nutrientes, quase sem perdas, particularmente o nitrogênio, acelerando o crescimento. Possui praticamente todos os macro e micronutrientes que as plantas necessitam, não tem cheiro, não polui, sem risco para a saúde, podendo inclusive enriquecer a ração animal e alimentar peixes. Pode ser usado na adubação in-natura foliar, depois de filtrado e misturado com água.

Para falar sobre o assunto, foram convidados palestrantes e pesquisadores renomados no país que mostrarão exemplos bem sucedidos no Brasil e que podem ser implantados em Mato Grosso, além da viabilidade, custo e produção. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, ressalta que o seminário mostra que a classe produtiva está buscando, cada vez, agregar valor ao produto de forma sustentável para preservar o meio ambiente.

O assessor técnico da Sedraf, Paulo Bilégo, explica que a escolha dos palestrantes para o Seminário foi feita de forma minuciosa para atender o interesse dos produtores. Bilégo ressalta ainda que a Sedraf conta com um grupo de estudos de Biodigestores com representantes todos os segmentos de pesquisa, ensino, iniciativa privada e Governo do Estado para dar todo o suporte ao produtor.

As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações com coordenadora de Acompanhamento e Estudo da Produção da Pecuária ,Oriane D´arc, através do telefone: (65) 3613-6209.

Programação

8h00 - Abertura
9h00 - Egídio Konzen, Engenheiro Agrônomo de Minas Gerais com a palestra: Gestão Adequada de Dejetos Suínos -
Coffee Breack
10h20 - Janaine Vieira Donini – UFMT
12h00 – 14h00 Intervalo para almoço
14h00 - Fábio Nakada - Projeto de Biodigestores – Apresentação da Empresa MH Ambiental
14h30 - Paulo Armando V. de Oliveira - Engenheiro Agrícola e Pesquisador da Embrapa de Suínos e Aves de Concórdia / SC com a palestra: Tecnológicos para a sustentabilidade ambiental da produção de suínos
Coffee Break
15h30 - Juliano C. Corrêa, Pesquisador Embrapa Suínos e Aves Concórdia/SC proferindo palestra sobre: uso do biofertilizante de suínos em sistema de fertirrigação
16h30 -Mesa redonda e finalização.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838