O governador Silval Barbosa participa nesta segunda-feira (26.03), em Belém (PA), do Encontro de Governadores da Amazônia Legal. Na oportunidade os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal (Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso) irão debater questões sobre o desenvolvimento sustentável na região.
O objetivo do evento é avançar na consolidação de uma proposta de política de desenvolvimento integrada, a ser apresentada pelo bloco dos governos da Amazônia Legal durante as conferências da Rio + 20, marcada para o período de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Esta será a segunda reunião preparatória para a criação da "agenda amazônica". A primeira aconteceu em maio do ano passado e a terceira e última reunião, que vai selar a proposta a ser apresentada conjuntamente pelos governadores da Amazônia Legal, vai ocorrer em maio, no Estado do Acre.
De acordo com o governador Simão Jatene, que fez o convite para o encontro, essas reuniões são importantes para o fortalecimento da região, por meio da unidade entre os governadores. Vários temas serão abordados, como reforma tributária, questões ambientais e infraestrutura da região.
Para o governador Silval Barbosa estas reuniões têm sido importante devido a relevância dos temas e dos Estados envolvidos nas discussões. “Sempre conseguimos manter a unidade entre esses Estados até porque os resultados sempre são muito positivos. A expectativa é grande para mais esse encontro”.
O Encontro de Governadores da Amazônia Legal acontecerá às 10 horas no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
(Com Assessoria Pará)