Aula inaugural do Doutorado em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) será nesta quinta-feira (15.03), às 19h00, no auditório d Bloco 2 da Cidade Universitária da Unemat, em Cáceres.
Haverá conferência de abertura “Da planta ao medicamento”, proferida pelo prof. Domingos Tabajara (UFMT).
A união das principais instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, por meio da Rede Bionorte, resultou na criação do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte). Para garantir o dinamismo do programa, seu funcionamento foi planejado de forma descentralizada, tendo base em cada um dos Estados integrantes.
Ao todo, 99 doutores de 18 instituições dos 9 estados da Amazônia Legal integram o corpo docente. Em Mato Grosso, seis pesquisadores compõem a Rede. Na Unemat, os professores Beatriz Schwantes Marimon, Ben Hur Marimon e Carolina Joana da Silva são do quadro. Na UFMT, Domingos Tabajara, Evandro Luiz Dall’Oglio e Paulo Teixeira de Sousa.
A proposta do PPG-Bionorte está baseada no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação, e visa a formação de doutores, com foco no desenvolvimento voltado à conservação do bioma.