Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário em Cuiabá vai discutir potencial e oportunidades do setor de floresta plantada em Mato Grosso
Publicado: Sábado, 10 de Março de 2012, 13h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h30 | Acessos: 708 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro/Secom-MTMANEJO_FLORESTAL_MARCOS_VERGUEIRO
"Seminário Terra Sustentável" vai discutir ideias para fortalecer o setor de florestas plantadas em Mato Grosso

As florestas desempenham um importante papel no ciclo hidrológico de uma bacia hidrográfica e contribuem de forma significativa nas atividades socioeconômicas e de proteção ambiental.

O Brasil, dono de vastos recursos naturais, propícios para o desenvolvimento da atividade florestal, possui em seu território, que se estende por mais de 851 milhões de hectares, um grande número de espécies florestais nativas de alto valor econômico. Além disso, possui as condições ecológicas (clima e solo) favoráveis ao estabelecimento de plantios com várias espécies de rápido crescimento, para manejo em regime de silvicultura intensiva.

Segundo informações da Associação de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Arefloresta), com base em dados do Ministério do Meio Ambiente (2007) e da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (2011), no Brasil as florestas nativas ocupam 509,8 milhões de hectares enquanto as florestas plantadas somam 6,8 milhões de hectares.

Em Mato Grosso, dados não oficiais da Arefloresta, indicam que o estado possui atualmente pouco mais de 200 mil hectares de florestas plantadas com as espécies eucalipto, teca, pau de balsa e seringueira.

Com o objetivo de apresentar o setor de florestas plantadas em nível nacional e, em especial de Mato Grosso, permitindo uma avaliação do potencial e das oportunidades para o estabelecimento de um programa florestal sustentável no Estado, que promova ações de gestão florestal, a recuperação de áreas degradadas e a produção a partir de florestas plantadas, o governo do estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Arefloresta e as Secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) vão realizar no próximo dia 13.03, a partir das 08h30 horas, no Auditório da Famato, o Seminário “Terra Sustentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas”.

Durante a abertura do evento, serão apresentados os resultados, metodologia e aplicação do estudo e do levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal - Terraclass, feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mostra o perfil do desflorestamento na região a partir de imagens orbitais.

O Seminário “Terra Sustentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas” tem como público alvo servidores e gestores públicos ligados ao setor florestal das secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), de Industria, Comercio, Minas e Energia (Sicme), de Fazenda (Sefaz), Ministério Público, Assembleia Legislativa, e também da iniciativa privada interessada no setor de floresta plantada.

Durante o seminário, serão abordados temas como as diretrizes para o fomento a florestas plantadas, novos investimentos no setor florestal de Mato Grosso, bioenergia, gestão e outros. Confira a programação completa do Seminário “Terra Sustentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas”.

DIA 13/03/2012, terça-feira

MANHÃ

08:30 Abertura do evento

09:00 Apresentação da metodologia e resultados do levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal – TerraClass

10:00 Arnaldo Carneiro (Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE/DF), com o tema Diretrizes Nacionais para o Fomento de Florestas Plantadas

11:00 José Juarez P. de Faria, representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia – SICME, com o tema Processo de Melhoria do Clima de Negócios para Investimento no Setor Florestal do MT – PROMECIF, e Arranjo Produtivo Florestal

13:30 Representante da ABRAF, com o tema Florestas Plantadas no Brasil

14:30 Fausto Takizawa, representante da Associação de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso – AREFLORESTA e da Organização Latino-americana de Teca (OLAT), com o tema As Florestas Plantadas no Mato Grosso

15:00 Gilberto F. Goellner, representante da Cooperativa dos produtores de madeira, resíduos florestais e bioenergia do Centro Oeste Brasileiro, com o tema Cooperativismo no Negócio Florestal

15:30 Marcelo S. Ambrogi, representante da empresa IMA, com o tema A Gestão do Negócio Florestal.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na Superintendência de Educação Ambiental (Suea), da Sema, pelo telefone (65) 3613 7254. As inscrições podem ser feitas enviando para o email, inscricaoevento@sema.mt.gov.br o nome completo a instituição a qual pertence e formação profissional.

SERVIÇO

Lançamento do Terraclass e Seminário “Terra Sustentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas”

Data: 13 de março

Horário: 08:30 horas