Página inicial > SEMA > Notícias > Secretários de Meio Ambiente do bioma Cerrado se reúnem em Salvador para discutir ações conjuntas
Publicado: Terça, 06 de Março de 2012, 20h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h31 | Acessos: 875 | Categoria: Notícias
Sema-MTCERRADO_MT_FORUM_editada
Secretários de Meio Ambiente do bioma Cerrado participam de Fórum em Salvador (BA)

Nesta terça-feira (6.03), em Salvador (BA), está acontecendo o III Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado.

Sete secretários, entre eles o secretário de estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Vicente Falcão de Arruda Filho, estão reunidos desde a 8h30, no hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, para, em uma ação integrada, discutir a situação que envolve o bioma cerrado, debatendo temas como regularização ambiental das propriedades rurais, sistema de alerta de proteção contra incêndios e aprovação do regimento interno.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, que está participando da reunião, apresentou o Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimentos em Florestas (FIP) e falou  sobre Gestão e Manejo de Áreas Antropizadas e Geração e Gestão de Informações Florestais, e seus respectivos investimentos.

O FIP é uma proposta desenvolvida em parceria com outros ministérios e deverá ser submetida ao Climate Investment Fund – administrado pelos Bancos de Cooperação Multilateral, entre eles o Banco Mundial e o Banco Interamericano – ainda neste semestre para aplicação a partir de 2013.

FÓRUM - O Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Bioma Cerrado é a maior ação conjunta dos estados integrantes das áreas de Cerrado para a preservação do bioma, que representa cerca de 5% da diversidade biológica do planeta. Seu funcionamento ocorre, essencialmente, como um meio para a implantação de ações ambientais em defesa do Cerrado.

Atualmente, o bioma representa 24% do território nacional. Além da Bahia, participam do evento, os secretários do Meio Ambiente do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Paraná, Roraima, Rondônia e Amapá.

REUNIÃO – Após a abertura da reunião e a apresentação do Plano de Investimentos do Brasil para o Programa de Investimentos em Florestas (Fundo de Florestas do Cerrado), foi realizada uma mesa de diálogo. No período da tarde foi discutida a participação do estados na Rio + 20 (Cerrado para a Rio + 20) e, após, foi aberta a discussão da proposta de estruturação e normatização do Fórum.

(Com informações Assessoria do Governo da Bahia)