Página inicial > SEMA > Notícias > Lançamento do Terraclass e Seminário "Terras Sustentável"
Publicado: Terça, 06 de Março de 2012, 20h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h31 | Acessos: 1016 | Categoria: Notícias

O governo do Estado lança no próximo dia 13.03, às 08:30 horas, no Auditório da Famato, o Terraclass, um levantamento de informações sobre o uso e cobertura da terra, na Amazônia Legal. O projeto que surgiu em 2008, após 20 anos do inicio do monitoramento do desflorestamento da Amazônia Legal, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem como objetivo fazer a qualificação das imagens orbitais das áreas desflorestadas na região.

O lançamento do levantamento será feito durante o Seminário “Terra Sustentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas”, uma iniciativa da Sema em parceria com a Arefloresta, que tem por objetivo apresentar como o setor de florestas plantadas em nível nacional e em especial em Mato Grosso, poderá alavancar o desenvolvimento, numa escala semelhante ao agronegócio, com eficiência econômica, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

O Seminário “Terra Sustentável” tem como público alvo, servidores e gestores públicos ligados ao setor florestal vinculado as secretarias de estado do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), de Industria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Fazenda (Sefaz), Ministério Público, Assembléia Legislativa e também a iniciativa privada interessada no setor de florestas plantadas.

Durante o evento, além da apresentação dos resultados, metodologia e aplicação do estudo e do levantamento de informações de uso e cobertura da terra, na Amazonia Legal, serão abordados temas como as diretrizes para o fomento a florestas plantadas, novos investimentos no setor florestal de Mato Grosso, bioenergia, gestão e outros.

Confira abaixo a programação completa do Seminário Terra Sustentável.

DIA 13/03/2012, terça-feira

MANHÃ

08:30 Abertura do evento

09:00 Apresentação da metodologia e resultados do levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal – Terra Class

10:00 Arnaldo Carneiro (Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE/DF), com o tema Diretrizes Nacionais para o Fomento de Florestas Plantadas

11:00 José Juarez P. de Faria, representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia – SICME, com o tema Processo de Melhoria do Clima de Negócios para Investimento no Setor Florestal do MT – PROMECIF, e Arranjo Produtivo Florestal

13:30 Representante da ABRAF, com o tema Florestas Plantadas no Brasil

14:30 Fausto Takizawa, representante da Associação de Reflorestadores do EstadMato Grosso – AREFLORESTA e da Organização Latino-americana de Teca (OLAT), com o tema As Florestas Plantadas no Mato Grosso

15:00 Gilberto F. Goellner, representante da Cooperativa dos produtores de madeira, resíduos florestais e bioenergia do Centro Oeste Brasileiro, com o tema Cooperativismo no Negócio Florestal

15:30 Marcelo S. Ambrogi, representante da empresa IMA, com o tema A Gestão do Negócio Florestal

SERVIÇO

Lançamento do Terraclass e Seminário “Terra Susltentável – Ideias para recuperar e preservar terras degradadas”

Data: 13 de março

Horário: 08:30 horas

Local: Auditório da Famato

Informações pelos telefones (65) 3613 7254

Inscrições: os interessados em participar do Seminário podem encaminhar suas inscrições pelo e-mail, inscricaoevento@sema.mt.gov.br. Para isso basta colocar seu nome completo, instituição a qual pertence e formação profissional.