Em cumprimento às especificações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e Sistema Cartográfico Nacional (SGN), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está modernizando a sua base cartográfica, adotando o novo DATUM SIRGAS2000.
Com isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) possuirá apenas um referencial geodésico (DATUM), cumprindo assim a determinação do governo federal, definida pelo Decreto nº 334/2005 e Resolução nº 1/2005. A mudança se justifica por ser uma necessidade inerente ao processo de compatibilização de informações geográficas em todo âmbito nacional, o que irá facilitar o intercâmbio de informações entre os vários níveis de governo.
A mudança trará a unificação do padrão adotado nos projetos ambientais enviados por meio do Simlam Técnico. Atualmente os dados geográficos utilizam dois referenciais distintos: WGS84 e SAD69.
Com a adoção do SIRGAS2000, todos os mapas de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Única (LAU), e outras atividades licenciadas pela Sema, passarão a utilizar o DATUM.
Neste sentido, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), informa que o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), ficará indisponível por 24 horas, a partir das 08:00 horas da manhã desta sexta-feira (02.03), para a validação do referencial geodésico.