A troca de conhecimento técnico e maior clareza e transparência foram os objetivos de uma palestra promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Votorantim Cimentos.
O evento reuniu técnicos da secretaria e da empresa e foi realizado no Auditório Pantanal, da Sema, tendo como palestrante o gerente de Coprocessamento da Votorantim Cimentos Brasil, Alaim Silva de Paula.
Para a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz, “eventos dessa natureza ajudam no esclarecimento recíproco entre os diretamente envolvidos e em socialização das informações técnicas para outros interessados de forma transparente, além de cumprir uma das atribuições da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos”.
Solange Cruz destacou ainda que, dentro das políticas de ambas as organizações, tanto a Sema como a empresa acreditam que a troca de conhecimento técnico proporciona maior clareza e transparência dos seus processos – sejam ele o produtivo, por parte da Votorantim, ou de fiscalização, vistoria, orientação e deliberação conduzidos pelo órgão ambiental .
Durante a palestra, Alaim Silva de Paula falou sobre a Tecnologia de Coprocessameto de Resíduos e seus benefícios em fornos de Clínquer, além dos indicadores ambientais da Votorantim Cimentos e legislações aplicáveis sobre o assunto.
O evento realizado no inicio do mês (08.02), contou com a participação de técnicos das áreas Corporativas de Coprocessamento de Curitiba (PR), da área Corporativa de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Várzea Grande, da Votorantim Cimentos de Cuiabá e dos organizadores do evento da unidade de Nobres.
Da Sema participaram técnicos das Coordenadorias de Mineração, Indústria e Gestão de Resíduos Sólidos, ambas ligadas à Superintendência de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis), além dos Analistas e Técnicos das respectivas áreas.