O despertar para questão da preservação ambiental é um dos grandes desafios da sociedade de consumo. Neste sentido, algumas iniciativas surgem como forma de estabelecer a ponte entre riscos e consequências da degradação do meio ambiente, além de fomentar a sensibilização social para a importância da sustentabilidade econômica.
O Vale Luz é uma ação governamental criada com a intenção de estimular a geração de renda, por meio da reciclagem de garrafas plásticas em geral e latas de alumínio. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) em parceria com empresas da iniciativa privada.
Esta semana o projeto realizará uma programação especial voltada para crianças abrigadas no Lar da Criança. A intenção, segundo a coordenadora do Vale Luz, Núbia Patrícia de Oliveira, é envolver os pequenos para a preservação dos recursos naturais. "Sensibilizar a criança sobre uma problemática social é investir no futuro do País e, com certeza, formar multiplicadores para fortalecer esta ideia", diz a coordenadora.
As atividades iniciaram na última sexta-feira (20.01), com uma visita ao Parque Mãe Bonifácia. Nesta segunda-feira (23.01), as crianças visitam a Fazenda Cocoricó, na estrada para Chapada dos Guimarães. Ao longo desta semana haverá também cinema e passeio pelo zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação se estende até o início do mês de fevereiro, com várias brincadeiras, passeios em locais ecológicos, palestras educativas e muita diversão.
Para a superintendente do Lar da Criança, Cristiane Tirloni, esta iniciativa ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na instituição. "Junto com o processo de sensibilização ambiental vem a integração do grupo e a defesa da dignidade destes pequenos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social", afirmou Tirloni.
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) realiza esta ação em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), o Juizado da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, o Supermercado Modelo, a Rede Cemat, a Maxvinil, a Associação Criança Feliz (Acrife), a Bioterra Reciclagem, o Sindicato da Indústria da Construção Civil Pesada de Mato Grosso (Sincop-MT) e Água Lebrinha.