Página inicial > SEMA > Notícias > Dejetos de animais podem ser transformados em biogás e garantir nova matriz energética em MT
Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2011, 11h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h35 | Acessos: 645 | Categoria: Notícias
Josi Pettengill/Secom-MTrebanho_nelores_de_gua_Boa__Josi_Pettengill_editada
Em razão do grande numero de animais MT tem grande potencial para implantação de biodigestores

“Mato Grosso tem tudo para ser referência no país com a implantação de biodigestores. Entre as vantagens competitivas, em relação aos demais Estados, estão o clima quente e a grande quantidade de animais”. É o que garante o gerente do Centro de Estudos do Biogás, da Fundação Parque Tecnológico de Itaipú, Ansberto do Passo Neto, sobre a viabilidade sustentável e econômica dos biodigestores na produção de energia.

Neto citou ainda, durante o 1º Seminário de Biodigestores de Mato Grosso’ promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), nesta terça-feira (22.11), experiências bem sucedidas realizadas no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul onde os Estados aproveitam os dejetos de animais (bovinos e suínos) e transformam em energia elétrica, através do biogás, que é utilizada na propriedade e o excedente comercializado diretamente nas concessionárias de energia.

O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, destacou a importância do evento com a presença de pesquisadores e professores renomados no país que apresentaram exemplos bem sucedidos e soluções capazes de possibilitar a implantação e o desenvolvimento de atividades consideradas altamente poluidoras. “Atualmente estamos desperdiçando matéria-prima quando jogamos fora os dejetos de animais que hoje são considerados fonte de riqueza na geração de emprego, renda, preservação ambiental e na qualidade de vida dos produtores rurais”, pontuou.

VANTAGENS

Só para se ter uma ideia, uma propriedade rural sustentável que implanta um biodigestor - equipamento que produz biogás, uma mistura de gases produzida por bactérias que digerem matéria orgânica. Se instalado nas propriedades, pode transformar dejetos animais (esterco e urina) em combustível e energia elétrica. Além disso, os efluentes do biodigestor possuem propriedades fertilizantes. O líquido contém elementos químicos como nitrogênio, fósforo e potássio em grandes quantidades que podem ser utilizados na adubação de espécies vegetais através da fertirrigação.

O pesquisar da Embrapa de Concórdia, Santa Catarina, Airton Kunz, explicou que dependendo do tamanho do biodigestor pode levar entre 30 e 60 dias para ser construído e cerca de 30 dias para começar a operar, período de adaptação de todo o sistema.

EXEMPLO DE SUCESSO EM MATO GROSSO

Mato Grosso figura em quinto lugar no ranking nacional de rebanho de suíno e para evitar que os dejetos dos animais fiquem a mercê do meio ambiente, o diretor da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e presidente da Cooper Mutum, Valdomir Natal Ottonelli, revelou que no município de Nova Mutum foram construídos, há seis anos, cerca de cinco biodigestores. A preocupação inicial era exclusivamente ambiental, mas depois com a geração da fonte de energia elétrica, a granja passou a utilizar a matéria-prima e o excedente é usado na biofertilização do eucalipto na cooperativa que é transformado em fonte de renda, através da madeira.

CÂMARA TÉCNICA BIODIGESTORES

Criada a partir de uma demanda do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, a Câmara Técnica de Biodigestores está sendo implantada na Sedraf com representantes de todos os segmentos de pesquisa, ensino, iniciativa privada e governo do Estado. De acordo com o assessor Técnico da Sedraf e o responsável pela Câmara Técnica de Biodigestores, Paulo Bilégo, o seminário foi a primeira ação desenvolvida pela Câmara e com base no que foi discutido no evento, será desenvolvidas políticas públicas para viabilizar a implantação de biodigestores que hoje ainda é muito caro porque é preciso recorrer a outros estados. A meta é atrair as empresas para Mato Grosso, por meio de incentivos fiscais, a fim de reduzir custos para que os pequenos produtores rurais também possam investir nessas ferramentas tecnológicas que garantem a preservação do meio ambiente, renda e qualidade de vida.

Estiveram presentes o secretário de desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho; representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o presidente da frente Parlamentar, Zeca Viana; diretor da Acrismat e presidente da Cooper Mutum, Valdomir Natal Ottonelli; Analista de Pecuária da Famato, Augusto Zanata e o presidente da Empresa mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Enock Alves dos Santos, autoridades, Ongs e produtores rurais de vários municípios do Estado.