Página inicial > SEMA > Notícias > Mato Grosso instala Comitê de Fronteira nesta sexta-feira em Cuiabá
Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2011, 12h14 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h37 | Acessos: 682 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro/Secom-MTpalacio_paiaguas_marcos_vergueiro
Reunião vai tratar das ações do Comitê Estadual de Fronteiras

As questões relativas à fronteira entre Mato Grosso e Bolívia serão tratadas em reunião nesta sexta-feira (11.11), às 13h, no Auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, com objetivo de criar oportunidades de geração de emprego e renda, melhoria de vida da população fronteiriça, minimizar os fatores de exclusão social, estabelecendo estratégias de formulação dos planos e programas de desenvolvimento regional.

A Instalação Oficial do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas na Faixa de Fronteiras, com o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, dá início a programação às 13h.Na sequência, às 14h, o secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, José Lacerda, fará uma palestra sobre “Características Socioeconômica da Faixa de Fronteira”.

Às 15h, o diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos da Sudeco, Cleber Ávila Ferreira, falará sobre “Oportunidades junto à Sudeco”. Às 15h30, a técnica do Ministério da Integração Nacional, Susana Lena Lins de Góis, discorre sobre a “Importância da Formação dos Núcleos”. E, por último, às 16h, será a vez da palestra sobre a “Instalação das Câmaras Temáticas e Formação de Redes de Contato”, com o Consultor do Sebrae/PR, Augusto César Stein.

A criação do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas na Faixa de Fronteira, pelo governador Silval Barbosa, com a aprovação do Decreto nº 478, no último dia 29 de junho, visa integrar ações governamentais. As articulações das ações serão desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal de governo e com a sociedade civil organizada. Entre as propostas de ações do Comitê de Fronteiras estão o fortalecimento institucional, desenvolvimento econômico dos municípios da faixa de fronteira, ações voltadas para as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Trabalho e Migrações, Meio Ambiente e Infraestrutura.