Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário Vicente Falcão fala sobre a importância do Conatus 2011
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 21h24 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h40 | Acessos: 802 | Categoria: Notícias
Meneguini/Secom-MTVicente_Falco_Meneguini
Secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão destacou a importância do Conatus 2011

Cuiabá vai sediar de 23 a 27 de outubro, a segunda edição do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 2011). O evento vai reunir na capital mato-grossense especialistas de renome nacional e internacional para discutir a atividade como promotora da conservação da natureza e, a sustentabilidade do negócio do turismo.

 

No domingo, 23.10, acontece a palestra magna de abertura do congresso com a integrante da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (IUCN Brasil), Maria Tereza Jorge Pádua, às 19 horas. Logo depois, será realizado um coquetel e a apresentação da Dança dos Mascarados de Poconé.

Na segunda-feira (24.10), após a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de várias autoridades, tem início a programação de palestras, mesas redondas, exposições de trabalhos técnico-científico, reuniões paralelas, mini cursos e visitas técnicas. Ao todo, serão mais de 20 palestras divididas pela temática Natureza (24.10), Turismo (25.10) e Sustentabilidade (26.10).

Ao falar sobre a importância do evento para o Estado de Mato Grosso, o secretário de estado do Meio Ambiente, Vicente Falcao de Arruda Filho disse que por meio do Conatus o governo do estado “busca o diálogo para o gerenciamento do turismo de forma a minimizar os impactos negativos da atividade sobre a natureza, potencializando, os benefícios para o meio ambiente e a sociedade”.

Vicente Falcão lembra que o momento é oportuno para essa discussão, considerando os investimentos que antecedem a Copa de 2014 e os demais eventos de grande porte no Brasil.

“É importante o planejamento cuidadoso, que gere bons frutos e prepare Mato Grosso para o futuro”, destacou o secretário.

GESTÃO AMBIENTAL - A gestão ambiental do Estado de Mato Grosso teve início em 1987 com a criação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). Criada em 2005, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), deu continuidade ao trabalho em favor da conservação ambiental e valoração dos recursos naturais locais, alinhadas ao desenvolvimento econômico do Estado.

E, é com base nesse princípio que a Sema é uma das instituições parceiras para a realização do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 2011), que será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Com aproximadamente 380 técnicos que atuam na conservação da biodiversidade, na minimização de impactos ambientais, no uso racional dos recursos ambientais, monitoramente e definição de indicadores ambientais, educação ambiental e na proteção e controle. Sua estrutura é desconcentrada, com treze escritórios regionais, abrangente interior do Estado.

Entre as muitas afinidades da Sema com o II Conatus, destaca-se a preocupação quanto a realização de um “turismo de natureza”. Em especial, a sua prática nas 46 Unidades de Conservação (UC) sob sua gestão, o Estado têm no turismo ecológico principal propulsor para desenvolvimento de atividades econômicas na região onde estão inseridas.

O II Conatus representa um momento oportuno para ampliar as discussões sobre políticas públicas e outros temas afins, por diferentes segmentos profissionais, incluindo agentes governamentais que atuam no planejamento e gestão das UCs, organizações não governamentais, integrantes do meio acadêmico, estudantes de meio ambiente e turismo.

Mais informações sobre o evento e sua programação completa estão disponíveis no site da Sema, www.sema.mt.gov.br  ou no site do Conatus 2011, www.conatus.org.br.

O Conatus 2011 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae - MT, Convention Bureau - MT e Instituto Homem Pantaneiro – MS.

(Com informações da Assessoria/Conatus)

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838