A equipe de fiscalização da Sema apreendeu, na manhã desta segunda-feira (17.10), 438 quilos de pescado irregular, das espécies cachara e pintado. Segundo o coordenador de Fiscalização de Pesca, Carlos Roberto Cesário, a apreensão foi realizada após denuncia. O pescado estava sendo conduzido em um veículo, próximo ao Bairro Popular, em Cuiabá.
Todo o pescado foi encaminhado a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e, após ser pesado, será levado para a camara fria, localizada no Bairro Carumbé. O condutor do veículo está sendo ouvido na Dema.
Carlos Roberto Cesário explicou que os fiscais da Sema estão trabalhando em operações pré-piracema. “São ações de rotina, que estão sendo realizadas em todo o Estado e, em especial nos locais onde a pressão de pesca é maior”. As ações de fiscalização contam com o apoio de todas as Diretorias das Unidades Desconcentradas. "Vamos intensificar essas operações fluviais e terrestre com intuito de coibir a pesca e transporte ilegal", finalizou Cesário.
PENALIDADES - A multa para quem for pego sem a Declaração de Estoque de Pescado ou praticando a pesca depredatória está definida na Lei 9096, e varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil.
As denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Setorial da Sema pelo número 0800-65-3838, ou no site da Secretaria no endereço www.sema.mt.gov.br, por meio de formulário.