Página inicial > SEMA > Notícias > Saneamento é tema de reunião na próxima semana em Cuiabá
Publicado: Segunda, 30 de Junho de 2014, 17h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h43 | Acessos: 401 | Categoria: Notícias
ArquivoPantanal__Porto_Conceio_-_Rio_Paraguai_Marcos_Vergueiro-Secom-MT0.jpg_editada
Pacto em Defesa do Pantanal tem reunião para discutir agenda

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e o Instituto Trata Brasil, buscando soluções para o desenvolvimento sustentável da região, realiza no próximo dia 10 de julho, às 13 horas, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), reunião onde será discutida uma agenda para o tema Saneamento Ambiental.

Participam da reunião o grupo coordenador do movimento, representantes do poder público estadual e municipal, além de interessados no tema.

“Essa reunião tem como objetivo definir uma agenda de atividades para buscarmos recursos visando à implementação dos planos de saneamento que estão em curso na região”, explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Nédio Carlos Pinheiro.

ENTENDA O PACTO

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal é uma iniciativa que reúne representantes dos municípios situados na chamada caixa d’água do Pantanal onde estão as nascentes do rio Paraguai e seus afluentes (rios Sepotuba, Cabaçal e Jauru); instituições públicas; ONG’s; universidades, organizações da sociedade civil e usuários de água.

Seu objetivo é estabelecer políticas públicas positivas e integradoras, que garantam a harmonia social, econômica e ambiental da região. Na verdade, o “pacto” é um compromisso formal entre a sociedade civil e setor privado (reconhecidos como usuários) e poder público, visando promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e gestão compartilhada de ações e atividades.

Na sua área de abrangência estão os 25 municípios da bacia do Rio Paraguai, de sua nascente até a foz do Rio Jauru: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Clevelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Santo Afonso, Reserva do Cabaçal, Porto Espiridião, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra.

REUNIÃO DO PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL

TEMA: Saneamento Ambiental

Dia: 10 de julho

Local: Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM)

Informações: (65) 2123.1200

Programação:

13:00 horas – Abertura com apresentação dos participantes

13:15 horas – Objetivos da reunião: Levantar a situação do saneamento, planos de saneamento e os custos e recursos necessários para implementação das ações de saneamento na região dos 25 municípios do pacto.

13:20 às 13:45 horas – Panorama Geral do Saneamento no Brasil e no estado do Mato Grosso – Edison Carlos – Trata Brasil

13:45 às 14:30 horas - Apresentação da situação do saneamento, planos e recursos – Consórcio Nascentes do Pantanal, Consórcio do Alto rio Paraguai

Tempo aberto para apresentação de municípios que trabalharam individualmente no tema do Saneamento

14:30 às 15:30 horas – Discussão de uma agenda de atividades com a finalidade de atingir as metas do Saneamento na região

15:30 às 16:00 horas – Balanço final e encaminhamentos.