De 23 a 27 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, acontece a segunda edição do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 2011).
O evento vai reunir na capital mato-grossense especialistas de várias áreas, para discutir questões ligadas ao turismo como promotor da conservação ambiental e da natureza. Para organizar as discussões, o congresso terá uma dinâmica diferenciada.
A solenidade de abertura será realizada no dia 23.10 (domingo), com a palestra magna da representante da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (IUCN Brasil), Maria Tereza Jorge Pádua.
No segundo dia do evento, 24.10 (segunda-feira), o tema do dia será “Natureza” com palestras, apresentações de trabalhos selecionados e experiências bem sucedidas e reuniões paralelas onde serão discutidos o Turismo de Pesca, Perspectivas para as atividades de uso público em Unidades de Conservação.
A mesma dinâmica será repetida nos demais dias do evento. No dia 25.10 (terça-feira), a temática principal será o “Turismo”; no dia 26.10 (quarta-feira), será “Sustentabilidade” e o dia 27.10 (quinta-feira), útimo dia do congresso será dedicado às visitas técnicas e minicursos.
Entre os palestrantes já confirmados no Conatus 2011 está Pedro da Cunha e Menezes, membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), atualmente atuando no Consulado Brasileiro na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Pedro da Cunha e Menezes vai falar sobre “O turismo de Natureza na África” demonstrando que é possível fazer turismo de qualidade e de forma sustentável, além de conservar o meio ambiente e divulgar as riquezas naturais, essa prática gera renda para as comunidades locais.
Uma de suas experiências de sucesso aconteceu no Parque Nacional da Montanha da Mesa, na África do Sul, criado em 1998, com a formação da Trilha de Hoerikwaggo que atravessa todo o Parque. Ele conta que as trilhas que já existiam nas antigas unidades de conservação que formaram o novo parque foram essenciais para a formação da Trilha de Hoerikwaggo.
A trilha rasga o Parque Nacional da Montanha da Mesa de norte a sul e liga o centro histórico da Cidade do Cabo ao Cabo da Boa Esperança. Diferentemente das suas congêneres, a Hoerikwaggo não se restringe a vistas deslumbrantes, banhos em águas límpidas e contato frequente com a fauna e flora únicas da região. Também tem um manejo impecável, em que se sobressaem a drenagem, o cuidado com a segurança e o próprio traçado do caminho.
Neste dia, também irão proferir palestras sobre o tema Liane Ingberman, da Onsen Hot Pools, Nova Zelândia e Jorge Chaves, da Univerdade La Molina, do Peru.
CONATUS - O Conatus 2011 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica, em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Turismo (Sedtur), Sebrae e Instituto Homem Pantaneiro e tem como objetivo, contribuir para a construção de políticas públicas mais adequadas, que conciliem a atividade turística e a conservação do grande potencial natural de Mato Grosso.
Confira a programação completa e outras informações do Conatus 2011, nos sites do evento www.conatus.org.br e da Sema www.sema.mt.gov.br.
(Com Assessoria/Conatus)