Página inicial > SEMA > Notícias > Jorge Chavéz
Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 13h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h45 | Acessos: 1039 | Categoria: Notícias

Jorge Chavéz (Universidad La Molina - Perú)

Jorge_Chavz
Jorge Chavéz

Jorge Chaves, engenheiro florestal, tem mais de vinte anos de experiência em conservação dos recursos naturais, gestão de áreas naturais protegidas, turismo sustentável e ecoturismo. Sua carreria acadêmica é dedicada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Fez sua graduação pela Universidade Nacional Agrária La Molina (UNALM)/Peru e é mestre de Ciência em Biologia da Conservação. Para completar sua formação cursou Turismo e Conservação na Universidade de Kent, Inglaterra. Desde 1998 é Professor e Chefe do Departamento de Manejo Florestal da Faculdade de Engenharia Florestal da UNALM. Foi Coordenador do Mestrado de Ecoturismo e professor do curso de graduação "Ecoturismo e manejo de áreas naturais para a recreação." Atualmente, é professor do Mestrado em Conservação de Recursos Florestais da UNALM e Mestrado em Gestão Cultural na Universidade Mayor de San Marcos. Foi decano da Escola de Administração de Turismo Sustentável da Universidade Científica do Sul em Lima – Peru.

Atuou como consultor no Peru, em diferentes locais, especialmente em Lambayeque, La Libertad, Amazonas, Cajamarca, Tumbes, Ica, Madre de Dios, Arequipa, Junín, Pasco e Martin St. Lecionou cursos universitários e treinamento em ecoturismo no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina e Paraguai.

Participou da elaboração de planos diretores, de avaliação de projetos em áreas naturais protegidas e projetos/planos de desenvolvimento para o turismo sustentável e ecoturismo com a Embaixada dos Países Baixos e outras instituições, tais como: The Nature Conservancy, Universidade de Texas A & M, US-AID, CONAM, Convenção de Ramsar, Promanu, biophorids, ProNaturaleza, SNV Holanda, INRENA, INC, a CEPAL, SASE, APRODES, Conservation International, BID, UNESCO, Conirsa, Odebrecht, Nippon Koei, Município de Túcume, Candida e Município Huancabamba (Pasco).

Entre os principais locais onde desenvolveu estudos e propostas relacionadas ao turismo e gestão de uso público destaca-se: o Santuário Histórico de Machu Picchu, site Arqueológico das Linhas de Nasca e Palpa, Complexo Arqueológico Tucume Chemillén, Yanachaga National Park, Santuário Nacional Tumbes, Reserva Nacional de Lachay, Caverna Quiocta (Amazonas).

Publicou recentemente o Guia de Gestão de Uso Público das atrações turísticas do Circuito Nordeste do Peru.