Cuiabá irá receber de 23 a 27 de outubro, o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 20110. O evento, de caráter técnico – cientifico, pretende reunir especialistas, técnicos, pesquisadores e estudantes, das áreas de meio ambiente e turismo, com o objetivo de discutir as questões de turismo como promotor da conservação ambiental e da natureza.
O Conatus 2011 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae, Convention Bureau e do Instituto Homem Pantaneiro, além de diversos patrocinadores.
Esta é a segunda edição do Congresso Natureza, Turismo e Sustentabilidade. Em 2010, o Conatus foi realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil e parceiros, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Em Cuiabá, a expectativa dos organizadores é de que o evento reúna cerca de 600 participantes de vários estados brasileiros e especialistas de renome nacional e internacional. Eles vão discutir temas diversificados, que vão desde o ensino do turismo até o potencial das Unidades de Conservação para o desenvolvimento regional, passando por diversos estudos de casos de sucesso de Natureza x Turismo x Sustentabilidade.
Além das palestras, debates e mesas redondas, durante o Conatus 2011 serão realizadas três reuniões paralelas, abordando as seguintes temáticas, Turismo e Pesca; Perspectivas para as atividades de uso público em Unidades de Conservação e Unidades de Conservação: concessões e serviços de apoio à visitação pública.
Também durante o evento serão apresentados trabalhos de vários estados como Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Brasília, Pará, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Minas Gerais, Rondônia e Ceará, em cinco linhas temáticas: O turismo como promotor da conservação ambiental; A natureza como capital de base para o turismo; O turismo em áreas naturais; Responsabilidade social e ambiental no turismo e Estudos de caso sobre os temas 1 a 4.
No último dia do evento, serão ministrados minicursos com duração de 8 horas, sobre: História e situação das Unidades de Conservação no Brasil; Turismo Rural e Empreendedorismo; Normalização no Turismo de Aventura: Sistema de Gestão da Segurança (NBR 15331) e Conceitos básicos da economia da conservação.
Neste mesmo dia também serão oferecidas visitas técnicas em três diferentes categorias de unidades de conservação. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a Estrada Parque Transpantaneira, o SESC Pantanal e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Para acessar a programação completa do evento, consulte o site, www.conatus.org.br
SERVIÇO
II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 2011)
Local: Centro de Evento do Pantanal, Cuiabá
Data: 23 a 27 de outubro
Informações pelo site www.conatus.org.br ou pelo telefone da Assessoria de Comunicação da Sema (65) 3613 7359