Página inicial > SEMA > Notícias > Operação pré-piracema apreende pescado irregular em municípios do Nortão
Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2011, 18h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h48 | Acessos: 741 | Categoria: Notícias
Edson Rodrigues/Secom-MTSorriso_Edson_Rodrigues
Sorriso, operação pré-piracema apreende pescado em municípios do Nortão

Uma operação de fiscalização deflagrada na manhã desta quarta-feira (28.09), em quatro municípios da região Norte do Estado, apreendeu até o momento cerca de 430 quilos de pescado irregular. Segundo informações dos fiscais, o pescado apreendido não possuía documentação.

A operação foi desencadeada após uma denúncia feita na Superintendência de Fiscalização, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de que uma rede de supermercados na região Norte, estava comercializando pescado sem documentação.

Os 16 fiscais da Sema que participam da operação deixaram a capital nesta terça-feira (27.09) em direção aos municípios de Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

No município de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) a denuncia não foi confirmada. Mas, nos municípios de Sorriso (420 km de Cuiabá) e Nova Mutum (264 km de Cuiabá) os fiscais apreenderam, respectivamente, 303 quilos e 128 quilos de pescado, da espécie matrinchã, que estavam sendo comercializados sem qualquer documentação.

O coordenador de Fiscalização de Pesca, Carlos Cesário, explicou que para ser comercializados o pescado deveria estar acompanhado de Documento de Origem ou Nota Fiscal, no caso de terem sido adquiridos de pescadores profissionais ou de Autorização de Despesca, se adquiridos de tanques. No total foram aplicados R$ 36 mil reais em multas aos infratores.

A operação continua em andamento nos municípios de Alta Floresta (803 km de Cuiabá) e Peixoto de Azevedo ( 691 km). Nesses municípios a operação está sendo realizada por fiscais das Unidades Regionais da Sema de Alta Floresta e de Guarantã do Norte, em Peixoto de Azevedo.

“Estamos intensificando as operações de fiscalização em todo o Estado em razão da aproximação do período de defeso da piracema”, explicou Carlos Cesário. As operações de fiscalização pré-piracema tiveram início no inicio do mês de setembro. Já foram realizadas nas regiões de Rondonópolis (Sul do estado), Baixada Cuiabana e região do Rio São Lourenço. Nesse período,  foram apreendidos cerca de 800 quilos de pescado irregular.